Recife lidera ranking das capitais nordestinas em saldo de empregos
Segundo Boletim Informativo do Observatório do Trabalho do Recife, divulgado nesta terça-feira (20), Recife ocupou a primeira posição no ranking das capitais nordestinas com saldo de emprego no bimestre de 2.628. A capital pernambucana ultrapassou as cidades de João Pessoa (573) e São Luiz (-11). O município teve um aumento de 0,21% em relação ao mês de janeiro no estoque de assalariados. A cidade também lidera o ranking de geração de emprego acumulado dos últimos 12 meses, com 35.364 novas vagas formais, superando Fortaleza (34.508) e Salvador (25.258).
O Boletim também aponta que o saldo da geração de empregos da cidade em fevereiro foi de 1.068 vagas, estimulados pelo setor de Serviços, com a geração de 1.893 postos, fechando o bimestre com 3.389 novas vagas. Nos últimos 12 meses a atividade econômica gerou um saldo de 24.776 postos, que corresponde a 70,1% do montante, seguida pela Construção Civil (16,4%), que gerou 5.819 vagas no período.
A fonte de dados utilizados para elaboração da publicação foi proveniente do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do mês de fevereiro, comparado as informações ao mês e anos anteriores.
Observatório do Trabalho - É um projeto do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Tem o objetivo de produzir e acompanhar indicadores sobre o mundo do trabalho, capazes de subsidiar a construção de políticas públicas de emprego, trabalho e renda. O projeto foi implantado no município no dia 25 de agosto de 2011, por meio de uma parceria com a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico.