NOTÍCIAS

Cultura | 22.03.13 - 16h04

Geraldo pinta casarão no Recife Antigo e destaca ações da PCR no bairro

[caption id="attachment_32557" align="aligncenter" width="680"] Com pincel em mãos, luvas e óculos de proteção, Geraldo Julio concluiu a pintura de um dos casarões da Rua do Bom Jesus. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

O prefeito Geraldo Julio detalhou, na manhã desta sexta-feira (22), as ações que a Prefeitura está realizando no Recife Antigo, durante entrevista coletiva organizada pelo projeto Tudo de Cor para Você, da Tintas Coral. O gestor recifense destacou a implantação da Cliclofaixa de Turismo e Lazer e o projeto-piloto “Recife Antigo de Coração”. As duas intervenções começam a ser realizadas neste domingo (24). Ao fim da sabatina, o gestor pintou um dos casarões requalificados pelas Tintas Coral na Rua do Bom Jesus.

"Mesmo quem mora em outras áreas da cidade reconhece esse bairro como seu. O bairro do Recife carrega a afetividade do povo recifense. O projeto ‘Tudo de Cor para Você’ traz vitalidade e um colorido que representa esse momento que povo vai viver na cidade”, destacou Geraldo Julio, ressaltando o esforço da Prefeitura em transformar o Recife Antigo.

Uma das intervenções citadas pelo prefeito, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer, será montada todos os domingos e feriados, das 7h às 16h. Serão duas rotas - pelas zonas Norte e Sul -, que farão um percurso de 25,5 quilômetros por 11 bairros da cidade, envolvendo 19 ruas e avenidas. A faixa dos ciclistas será separada da faixa dos carros por quatro mil cones. Quem não tiver bike, pode alugar o equipamento em três estações montadas pela PCR nos bairros da Jaqueira, Recife Antigo e Pina. Nesse caso, é preciso que o usuário se cadastre no site do programa (www.ciclofaixarecife.com.br).

Já o “Recife Antigo de Coração” tem como meta transformar o bairro em um grande parque aos domingos. A população terá acesso à atividades culturais e sócio-educativas. A programação gratuita deste domingo vai das 8h às 18h, na Praça do Arsenal, Torre Malakoff e Rua Mariz de Barros. Para garantir a viabilidade da iniciativa, a CTTU fechará algumas ruas da área.



PINTURA - Com pincel em mãos, luvas e óculos de proteção, Geraldo Julio e o presidente da Tintas Coral, Jaap Kuiper, foram concluir a pintura da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Pernambuco (Facepe), na Rua do Bom Jesus. A cor “trigo dourado” foi escolhida para evidenciar a arquitetura do imóvel. “Nós escolhemos 50 cores para o Recife com o propósito de representar a cultura da região”, explicou Jaap Kuiper.
 
Para garantir a execução do projeto na cidade, a secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife disponibilizou o transporte de 53 aprendizes recifenses. Eles foram levados à capacitação, realizada na sede da Coral, no Curado.  No total, 6.600 litros de tintas foram utilizados na pintura. Além da Rua do Bom Jesus, outros locais foram beneficiados com o projeto, como o Centro Cultural Apolo - Hermilo Borba Filho (Teatro Hermilo Borba Filho e Cine Teatro Apolo); o Teatro Barreto Junior e 30 casas do Pátio de São Pedro. No Recife, os “padrinhos” do projeto são os atores José Barbosa e Luciana Lyra.

SERVIÇO:

Programação "Recife Antigo de Coração" deste domingo (24)

Roteiro da Caminhada Cultural

Mapa geral do "Recife Antigo de Coração"

Mapa da Cliclofaixa de Turismo e Lazer