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Turismo | 22.03.16 - 17h57

Prefeitura do Recife reforça ações de promoção turística

Além de investir em receptivo, feiras e eventos nacionais, a administração municipal acaba de contratar Mustafá Dias, experiente empresário do trade local para assumir posto de secretário executivo

 

Para que a capital pernambucana se confirme como uma opção cada vez atraente para os brasileiros nesse momento de turismo interno tão aquecido, a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife está reforçando todas as suas estratégias de promoção turística da cidade, do calendário de participação em feiras e eventos, à interlocução com o trade.

Uma importante novidade nesse sentido é a escolha de Mustafá Dias, empresário com larga experiência no mercado turístico, para exercer o cargo de secretário executivo de Turismo e Lazer. Mustafá já foi gerente comercial da CVC Viagens, gerente comercial e de vendas de importantes hotéis da Região Metropolitana e hoje é proprietário de duas revendas CVC. "Ele vem reforçar nossa interlocução com o trade, potencializando nossa visão estratégica de mercado para destacar o destino Recife no cenário nacional e internacional", diz o secretário Camilo Simões. Mustafá Dias foi oficializado hoje (22) no cargo, com publicação no Diário Oficial.

O momento, segundo o secretário, não poderia ser mais estratégico para o turismo interno. "A alta do dólar estimula os brasileiros a prestigiarem os destinos nacionais. E a desvalorização do real em relação às moedas estrangeiras atrai os turistas de fora do país. O Recife tem muito a oferecer aos dois públicos: o nacional e o estrangeiro." 

Não faltam números que comprovam esse movimento. Segundo o Ministério do Turismo, em janeiro deste ano, os turistas estrangeiros gastaram US$ 650 milhões no Brasil, valor 14,4% maior que o mesmo período em 2015. Além disso, o déficit entre gastos de brasileiros no exterior e gastos de estrangeiros no Brasil diminuiu para US$ 190 milhões, o menor índice já registrado na conta internacional do turismo em oito anos. A diferença se deu também com a redução dos gastos dos brasileiros no exterior de pouco mais de US$ 2 bilhões para US$ 840 milhões. 

Para desfilar as belezas e atrativos recifenses mundo afora, mais de 10 feiras e eventos nacionais e internacionais de turismo estão no planejamento da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife para este ano. 

Um deles é o Destination Travel Brazil Mart, que deverá gerar negócios da ordem de R$ 300 milhões para o Nordeste. A feira, que substitui a BNTM, será realizada nos dias 18 e 19 de maio em Porto de Galinhas. E contará com o investimento de R$ 100 mil da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife. 

Para os visitantes que chegam à cidade, também não faltam iniciativas. Na temporada 2015/2016 de cruzeiros, por exemplo, a Prefeitura do Recife  e a Empetur montam, a cada receptivo, uma operação com orquestra de frevo, passistas, bonecos gigantes, rei e rainha de maracatu e caboclo de lança. Para prestar esclarecimentos sobre a cidade e seus atrativos, um balcão de atendimento ao turista é disponibilizado dentro do Terminal Marítimo.  Além disso, o Centro de Atendimento ao Turista Móvel (CAT Móvel) também é mobilizado, ficando estacionado diante do Terminal Marítimo, com atendentes bilíngues. Do início da temporada, em novembro, até hoje (15), foram atendidos 4.475 visitantes no balcão de atendimento do Terminal Marítimo e no CAT Móvel. 

No Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, também existe um CAT para atendimento dos visitantes. E também tem receptivo caprichado nos períodos de festa e grandes eventos.

No último sábado, a secretaria realizou uma ação especial de receptivo com os 177 passageiros que chegaram num voo charter à cidade, a maioria atraído pelo jogo da próxima semana, entre o Brasil e Uruguai, na Arena Pernambuco. e vem muito mais por aí.