Secretaria de Saneamento

NOTÍCIAS

| 22.03.17 - 20h13

Alunos de escola filantrópica participam de comemoração em homenagem ao Dia Mundial da Água

img_alt

Estudantes receberam orientações sobre aproveitamento da água e saneamento (Foto: Lu Streithorst/PCR)

 

Cerca de 60 estudantes do 1º ao 5º fundamental da Escola Santa Bernadete, na Campina do Barreto, participaram, durante todo o dia de hoje, de oficinas em comemoração ao Dia Mundial da Água. Com o tema Saneamento e Resíduos Sólidos, as oficinas foram promovidas pela Secretaria de Saneamento do Recife.

O tema saneamento é importante para os estudantes, todos eles moradores da Campina do Barreto e Chão de Estrelas, locais banhados pelo Rio Beberibe e cortados pelos canais do Jacaré e Arruda. As crianças receberam noções sobre saneamento, gestão de resíduos sólidos e esgotamento sanitário, observando os aspectos que envolvem os espaços físicos onde moram, estudam e se divertem.

"Esse tema faz parte do cotidiano dessas crianças. É muito importante mostrar a elas os caminhos para conviver da melhor forma e de maneira consciente com esse processo", disse a bióloga Vanessa Ferreira, facilitadora da oficina. O estudante do 5º ano, Davi Douglas Santos, disse que aprendeu muito na oficina e tentaria repassar alguma coisa para sua família. " Economizar água e não poluir os rios e canais", comentou.

A coordenadora pedagógica da Escola Santa Bernadete, Maria Helenas Barros, destaca que a comunidade é carente e necessita desse tipo de informação. " O saneamento básico está no cotidiano dessas pessoas. É importante que elas saibam que a água é um bem precioso, que precisa ser cuidado".

A Escola Santa Bernadete é uma instituição filantrópica, mantida pela Igreja Católica. Na comunidade, atende gratuitamente a 290 crianças, do 1º ao 5º ano, fornecendo alimentação, fardamento e material didático.