Alunos de escola filantrópica participam de comemoração em homenagem ao Dia Mundial da Água
Cerca de 60 estudantes do 1º ao 5º fundamental da Escola Santa Bernadete, na Campina do Barreto, participaram, durante todo o dia de hoje, de oficinas em comemoração ao Dia Mundial da Água. Com o tema Saneamento e Resíduos Sólidos, as oficinas foram promovidas pela Secretaria de Saneamento do Recife.
O tema saneamento é importante para os estudantes, todos eles moradores da Campina do Barreto e Chão de Estrelas, locais banhados pelo Rio Beberibe e cortados pelos canais do Jacaré e Arruda. As crianças receberam noções sobre saneamento, gestão de resíduos sólidos e esgotamento sanitário, observando os aspectos que envolvem os espaços físicos onde moram, estudam e se divertem.
"Esse tema faz parte do cotidiano dessas crianças. É muito importante mostrar a elas os caminhos para conviver da melhor forma e de maneira consciente com esse processo", disse a bióloga Vanessa Ferreira, facilitadora da oficina. O estudante do 5º ano, Davi Douglas Santos, disse que aprendeu muito na oficina e tentaria repassar alguma coisa para sua família. " Economizar água e não poluir os rios e canais", comentou.
A coordenadora pedagógica da Escola Santa Bernadete, Maria Helenas Barros, destaca que a comunidade é carente e necessita desse tipo de informação. " O saneamento básico está no cotidiano dessas pessoas. É importante que elas saibam que a água é um bem precioso, que precisa ser cuidado".
A Escola Santa Bernadete é uma instituição filantrópica, mantida pela Igreja Católica. Na comunidade, atende gratuitamente a 290 crianças, do 1º ao 5º ano, fornecendo alimentação, fardamento e material didático.