Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 22.03.17 - 09h58

Prefeitura do Recife convoca adolescentes para vacinação de HPV

A vacina está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família, incluindo Upinhas, Unidades Básicas Tradicionais e Policlínicas da Secretaria de Saúde do Recife

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde, convoca adolescentes dos sexos masculino e feminino para se vacinarem contra o Papilomavírus Humano (HPV). Desde janeiro, quando houve a introdução da vacina para meninos de 12 e 13 anos, 3.557 procuraram os postos da rede municipal para se vacinar. O número de meninas de 9 a 14 anos vacinadas na cidade é de 4.956. Todos serão vacinados em duas doses – sendo a segunda após seis meses da primeira.

Na capital, a vacinação está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família, incluindo Upinhas, Unidades Básicas Tradicionais e Policlínicas da Secretaria Municipal de Saúde. Em relação a elas, a faixa etária que mais procurou as unidades foi de meninas de 12 anos, com 1.307 pessoas imunizadas. Do total de meninos, os de 13 anos foram os que mais compareceram aos postos – totalizando 1.747 adolescentes.

Papilomavírus Humano (HPV) – É um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, anualmente. Nas mulheres, o vírus é um dos causadores do câncer de colo de útero. No caso dos homens, o vírus pode causar o câncer de pênis e/ou os condilomas (verrugas). A vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.