Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 22.03.19 - 18h05

Secretaria de Saúde do Recife realiza ações para comemorar o Dia da Água

img_alt

Atividades para estimular o uso sustentável deste recurso seguem até o próximo dia 29 e acontecerão no Espaço Ciência, em escolas, unidades de saúde e terminais de ônibus (Foto: Cortesia)

 

Para marcar o Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira (22), a Secretaria de Saúde (Sesau) da Prefeitura do Recife promove uma série de atividades com o tema “Água para o desenvolvimento sustentável” em diversos locais da cidade. Entre as ações planejadas, houve a participação em um evento no Espaço Ciência, em Olinda, na manhã desta sexta (22), com estudantes de escolas municipais e estaduais. 

Na ocasião, equipes da Vigilância Ambiental abordaram a necessidade de preservação e uso consciente da água. Os Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) realizaram atividades lúdicas, palestras, distribuição de material informativo e orientações quanto ao tratamento da água e lavagem de frutas e verduras com uso do hipoclorito de sódio a 2,5%.

“Durante a ação, nós trabalhamos não só o uso sustentável, mas também a questão da água como fator de risco à saúde. Orientamos as crianças sobre como tratá-la, para evitar a sua contaminação e possível propagação de bactérias, vírus e outras coisas que transmitam doenças, e também como cuidar para não multiplicar criadouros de mosquitos transmissores da dengue, chikungunya e zika”, detalha Jurandir Almeida, gerente da Unidade de Vigilância de Zoonoses do Recife.

A estudante Maria Eduarda Ribeiro, 9 anos, que veio de uma escola em Olinda, ficou bastante atenta às informações passadas pelos Asaces do Recife. “É importante a gente aprender como cuidar da água para não ter doença nenhuma. Aqui, com as brincadeiras, mostraram que é preciso lavar bem os alimentos, tampar a caixa d’água e não deixar acumular água em lugar nenhum. Foi muito divertido”, comentou.

A Prefeitura do Recife realiza a Vigilância da Água durante todo o ano, cujas atividades são desenvolvidas pelo Centro de Vigilância Ambiental e pelas equipes dos oito Distritos Sanitários, em cumprimento às diretrizes nacionais e ao Plano Municipal de Saúde do Recife, de forma a garantir acesso de água de qualidade à população da cidade.

COMEMORAÇÃO - A programação da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife para celebrar o Dia Mundial da Água segue até o dia 29 de março e ainda prevê visitas para levar as atividades a escolas, unidades de saúde e até às ruas da capital pernambucana. Confira:


Sexta-feira (22)

Espaço Ciência – Das 8h às 17h, equipes da Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses abordarão a necessidade de preservação e uso consciente da água. Os agentes realizarão atividades lúdicas, jogos educativos, rodas de conversa, palestras, distribuição de material informativo e orientações quanto ao tratamento da água e lavagem de frutas e verduras com hipoclorito de sódio a 2,5%.

Comunidades da Vila Santa Luzia (Torre) e Redenção (Engenho do Meio) – Durante a manhã, Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) farão panfletagem com orientações e cuidados sobre o consumo humano da água e distribuirão hipoclorito de sódio para os moradores do local.

Unidade de Saúde da Família (USF) Vila São Miguel – Palestra na sala de espera

Comunidade do Caranguejo (Ilha do Retiro) – Mutirão contra vetores das arboviroses e orientações sobre água para consumo humano e entrega de hipoclorito.

Escola Municipal Draomiro Chaves Aguiar (Casa Amarela) – À noite, haverá palestra com jovens e adultos do EJA, abordando temas como a importância do reuso da água de uso doméstico, o uso racional da água; as doenças de veiculação hídrica; e as arboviroses

Escola Municipal Professor Júlio de Oliveira (Imbiribeira) – Palestra: “Doenças causadas por veiculação hídrica”

Comunidade Veloso (Boa Viagem) – No período da noite, haverá divulgação da importância do exame da Filariose

Escola Municipal Marluce Santiago da Silva (Passarinho) - Participação da equipe da Vigilância Ambiental nas salas de aula falar sobre a preservação da água e preservação do Rio Passarinho que passa por dentro da escola. Último dia de apresentações dos materiais confeccionados pelos alunos e palestra final a ser realizada pela equipe da Vigilância Ambiental do Distrito Sanitário 8.

 

Quarta-feira (27)

Unidade de Saúde da Família (USF) Sítio das Palmeiras (Cordeiro) – No turno da manhã, haverá a palestra “Prevenção e cuidados sobre a água com orientação do uso do hipoclorito de sódio”

Escola Municipal Maestro Nelson Ferreira (Ibura) - Palestra sobre arboviroses

 

Quinta-feira (28)

Unidade de Saúde da Família (USF) Parque dos Milagres (Cohab) - Palestra sobre Escorpiões

Escola Municipal Paz e Amor (Ibura) – Palestra sobre dengue

Escola Municipal José Loureiro (Ibura) e Escola Municipal Jordão Baixo – Palestra sobre arboviroses

Escola Municipal Carlúcio de Souza Castanha Júnior (Ibura)– Palestra sobre escorpião e dengue

 

Sexta-feira (29)

Escola Municipal Arraial Novo Do Bom Jesus (Torrões) – Palestra sobre a importância da água, em parceria com o curso de Fisioterapia da UFPE

Escola Municipal Cristiano Cordeiro (Cohab) – Palestra sobre esporotricose e cuidados com animais

Upinha UR04/UR05 (Cohab) – Palestra sobre utilização consciente da água