Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 22.03.19 - 18h20

Secretaria de Saúde promove ações para lembrar Dia de Combate à Tuberculose

Nesta semana, cerca de 1.600 profissionais serão capacitados para atuar no controle da tuberculose. População do Ibura será atendida na sexta

 

Para lembrar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado neste domingo (24), a Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife promoverá, na próxima semana, uma ação educativa de prevenção para usuários do SUS, na Upinha UR 4/5, no Ibura. Também como parte da programação, 1.600 profissionais serão capacitados, terça (26) e quarta-feira (27), para qualificar o atendimento aos pacientes.

O encontro no qual os profissionais serão treinados acontecerá na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife Professor Paulo Freire, na Madalena, entre 8h e 17h, nos dois dias. Foram convidados 1.600 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, odontológos, técnicos de saúde bucal, técnicos de enfermagem e também equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Prefeitura do Recife.

Na sexta-feira (29), entre 8h e 12h, a ação é para a população em geral, na Upinha UR 4/5, no Ibura. Lá, as pessoas poderão fazer coleta do escarro e o teste de Mantoux, usados no diagnóstico da tuberculose, para identificar as bactérias que causam a doença. Além disso, os pacientes farão teste rápido de HIV e também assistirão a palestras sobre os sintomas, formas de prevenção e contágio, além de aprenderem mais sobre a importância do diagnóstico precoce.

A coordenadora Municipal de Tuberculose do Recife, Silvana Lira, reforça a importância das ações educativas como estratégia para controle da doença. “É essencial que a população saiba identificar os sintomas, como a tosse por mais de duas semanas, febre e perda de peso. Caso o paciente tenha esses sintomas, é fundamental que ele procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência, para que o tratamento, que é fornecido de forma gratuita pelo SUS, seja iniciado de imediato”, explicou Silvana.

TUBERCULOSE – A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria. Ela afeta vários órgãos, como pulmões, ossos, sistema nervoso e intestino. O tratamento é feito por antibióticos e dura, em média, seis meses.

SANAR - Para atender as doenças negligenciadas transmissíveis (hanseníase, filariose, tuberculose e geo-helmintíase), a Prefeitura do Recife criou, em 2013, o programa Sanar Recife, que promove o enfrentamento das doenças por meio de estratégias de prevenção e tratamento. O programa faz assessoramento de unidades de saúde, acompanhamento e tratamento de casos, investigação, fortalecimento da assistência laboratorial, da rede de atenção básica e promoção de ações de educação em saúde.