Portal Conecta Recife começa a disponibilizar serviços do Governo Federal
Plataforma passa a agregar mais de 80 serviços federais, como Seguro Desemprego, Certidão de Regularidade Fiscal, Emissão de Passaporte e Inscrição no Cadastro Único. A ideia é redirecionar o cidadão a alguns dos serviços federais mais buscados
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife dá mais um passo rumo à modernização da máquina pública municipal e a desburocratização do acesso aos serviços públicos. Neste cenário, o Conecta Recife se consolida como um hub digital de prestação de serviços à população, ultrapassando, inclusive, a própria esfera municipal. A plataforma, que já disponibiliza uma gama de serviços de entes externos, como a UFRPE, OAB, CIPOMA e o Governo do Estado, agora amplia sua atuação e começa a oferecer mais de 80 serviços do Governo Federal.
Ao acessar o Conecta Recife, seja pelo Portal na internet (https://conecta.recife.pe.gov.br/), pelo aplicativo no celular (Apple Store iOS e na Google Play para Android) ou pelo WhattsApp, a população poderá usufruir de mais uma gama de serviços do Governo Federal que são redirecionados aos seus respectivos ambientes digitais. Seguro desemprego, cadastro no MEI, emissão de certidões (como a de regularidade fiscal e de tempo de contribuição), solicitação da emissão do passaporte e inscrição do CadÚnico, são alguns dos serviços lincados pelo Conecta Recife e que seguem a lógica de distribuição categorizada por tema. Esse tipo de organização visa tornar mais fácil a busca pelos serviços.
"Queremos simplificar e facilitar a vida da população para que suas demandas sejam resolvidas de forma simples, clicando o menos possível. Por isso a lógica de separar os serviços por tema, para que o cidadão facilmente identifique o que procura. Ampliamos o leque de serviços com esse objetivo de estarmos, cada vez mais, próximos à população", destaca o secretário executivo de Transformação Digital, Felipe Cadena. “O Conecta Recife tem dois anos de existência e vem se consolidando junto à população. O que observamos nas buscas é que alguns serviços federais também eram procurados dentro do nosso portal. A pergunta que nos fizemos: por que não encurtar essas distâncias? A gente cria, assim, um caminho mais simplificado de acesso à informação”, completa.