NOTÍCIAS

| 22.04.11 - 14h42

Saúde apreende mais de 200 quilos de alimentos inadequados para consumo

Peixe, bacalhau e lingüiça eram alguns dos tipos de produtos identificados e já descartados pelos técnicos da Secretaria

Por Larissa Correia

Durante a Semana Santa, a Vigilância Sanitária do Recife está fazendo marcação ainda mais cerrada com os estabelecimentos cujos responsáveis e funcionários insistem em não seguir as boas práticas alimentares. Em inspeções ao longo desta quinta-feira (21), inspetores do órgão apreenderam mais de 200 quilos de produtos inadequados para consumo humano. Os itens foram identificados tanto no comércio formal como no informal.

Entre as mercadorias com problema estavam peixe, bacalhau, linguiça, margarina e hambúrguer, além de material de limpeza sem registro oficial. As equipes também recolheram tábuas de corte e descamadores de madeira e 800 palitos artesanais para espetinho – cujo uso por empreendimentos comerciais é proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Todas as peças com problemas foram devidamente descaracterizadas e já encaminhadas para descarte.

As apreensões são resultado de inspeções realizadas junto a 267 comerciantes. Elas resultaram na emissão de seis notificações, três autos de infração e dois termos de interdição/inutilização. Os fiscais seguem de prontidão até o fim da semana. As equipes atuarão, inclusive, no Bairro do Recife, onde uma tradicional montagem da Paixão de Cristo será encenada até o Domingo de Páscoa (24).