NOTÍCIAS

Cultura | 22.04.15 - 10h10

Galeria Janete Costa traz exposição Menino quem foi teu Mestre

A mostra apresenta imagens da capoeira através de jovens do Projeto Caxinguelês Jovem. (Foto: Roberta Guimarães/Divulgação)

A capoeira, a roda, o berimbau, os corpos, o ritual. Detalhes de uma tradição que se perpetua no tempo e através das gerações, e que foram captadas pelas lentes de uma câmera. Esse é o conteúdo da mostra itinerante Menino quem foi teu Mestre que entra em cartaz a partir de sábado (25), na Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, às 19h. Baseado no Projeto “Caxinguelês Jovens”, do Centro de Capoeira São Salomão, da Várzea, o trabalho tem o registro fotográfico assinado por Roberta Guimarães, e fica no espaço até o dia 28 de junho, com entrada franca.

Menino quem foi teu Mestre é o resultado de um trabalho realizado pelo Centro de Capoeira São Salomão, no ano de 2014. Com apoio do Funcultura, o projeto Caxinguelês Jovem contou com a participação de oito grandes mestres capoeiristas que levaram para jovens de comunidades carentes suas histórias, experiências, além dos fundamentos culturais da Capoeira. O trabalho foi desenvolvido com adolescentes da comunidade de Nova Divinéia, em Jaboatão dos Guararapes, e do Coque, Bode e Várzea no Recife. Dessa iniciativa nasceu o registro de fotos, áudios e um verdadeiro acervo sobre a capoeira em Pernambuco.

A exposição ficará localizada no Mezanino da Galeria Janete Costa, onde o público poderá conferir 48 imagens feitas pela fotógrafa Roberta Guimarães com diversos momentos do projeto em ação. A curadoria é de Joana D’Arc de Sousa Lima e a pesquisa foi de Izabel Cordeiro. Também estará disponível um vídeo documentário de 20 minutos com narrativas dos mestres capoeiristas sobre suas experiências e vivências com a capoeira. Fragmentos de textos em painéis e áudios integram ainda, o material exposto na mostra.

O Projeto Caxinguelês Jovem utilizou a Capoeira pelo seu caráter multifacetado, para a construção de diferentes aprendizagens. Através dela foi possível fazer os jovens experimentarem a luta, o jogo, a brincadeira, a arte, a afetividade, tristezas, alegrias, rituais e a amizade. Na exposição Menino quem foi seu Mestre podem ser vistos fragmentos visuais, orais e textuais de parte dessas convivências e desses aprendizados.

Na abertura da exposição haverá apresentação de capoeira com o grupo do Mestre Mulatinho, de Jaboatão dos Guararapes. A mostra itinerante Menino quem foi seu Mestre foi inaugurada em dezembro de 2014 no Centro de Capoeira São Salomão. Em janeiro de 2015, a exposição esteve no Museu da Abolição e agora aporta no mezanino da Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, um dos equipamentos culturais da Prefeitura do Recife. O público poderá conferir o trabalho de quarta à sexta-feira, no horário das 12h às 20h. E aos sábados e domingos, das 14h às 20h, até o dia 28 de junho. A entrada é franca.

Serviço:
Abertura da Mostra Itinerante Menino quem foi teu Mestre
Quando: sábado, 25 de abril
Horário: 19h
Local: Galeria Janete Costa, Parque Dona Lindu, Boa Viagem, Recife.
Período de visitação: de 20 de abril a 28 de junho.
Horário: quarta à sexta-feira, no horário das 12h às 20h; sábados e domingos, das 14h às 20h.
Entrada franca.
Informações: 3355.9832