NOTÍCIAS

| 22.04.15 - 16h24

Servidores da Saúde são capacitados para tratar paciente hipertenso

Ação de controle da hipertensão ofereceu serviços e capacitação para os funcionários da Rede de Saúde do Recife. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

Dentro da programação oferecida pela Prefeitura do Recife com referência ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão, comemorado no próximo dia 26 de abril, servidores da rede municipal de Saúde participaram de uma capacitação oferecida no Auditório Capiba, na manhã desta quarta-feira (22). Cerca de 100 profissionais da Secretaria de Saúde do Recife puderam obter informações e se atualizar sobre a doença e o tratamento – fatores de risco, procedimentos, investigação clínico-laboratorial e tratamento medicamentoso -, com a palestra realizada pelo médico cardiologista do Centro Ermírio de Moraes, Silvio Paffer.

Durante toda a manhã, uma parceria entre as Secretarias de Saúde do Recife e de Administração e Gestão de Pessoas, ofereceu a servidores e visitantes serviços de aferição da pressão arterial, teste de glicemia e orientações para prevenir a doença. A ação chama a atenção, principalmente, para a importância da atividade física regular e os profissionais da Academia da Cidade fizeram avaliação física e deram dicas com os cuidados.

O Dia de Combate a Hipertensão Arterial é uma das atividades do projeto Valor, que faz parte do programa de valorização dos servidores municipais, Servidor de Valor. O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, abriu o evento com o secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Marconi Muzzio, destacando que a capacitação do servidor deve ser permanente. "Trabalhamos com o capital mais importante da Prefeitura: as pessoas. Desenvolvemos um conjunto de ações inclusive atividades sobre saúde. Queremos que os servidores se sintam valorizados e cuidados", reforçou o secretário de Administração e Gestão de Pessoas do Recife, Marconi Muzzio.

A servidora da Fundação de Cultura Fernanda Barbosa, participou de todas as atividades e saiu motivada a cuidar mais do corpo. "O que move a vida é a saúde. Como ainda não pratico exercícios físicos, os profissionais da Academia da Cidade me incentivaram bastante. Com esta atividade, a gestão está se preocupando não só com as ações externas, como também com os servidores", contou. “Aproveito estas ações para realizar os exames. Hoje mesmo descobri que precisarei emagrecer para melhorar minha saúde", expôs o servidor Luiz Estáquio.

Calendário - Nesta quinta-feira (23), uma equipe de acadêmicos de enfermagem de diversas faculdades do Recife estará na Estação Central do Metrô do Recife, das 8h às 12h, orientando a população sobre a necessidade de prevenir a hipertensão. Entre os serviços, estarão os testes de glicemia e aferição de pressão arterial.

Segundo Amarilis Escobar, responsável pelo projeto e membro das políticas de saúde do homem e do idoso, uma das principais prevenções para hipertensão é a prática de atividades físicas e uma vida saudável. “Se exercitar e se alimentar bem são fatores que ajudam a prevenir a hipertensão”, ressalta a profissional.

Na sexta-feira (24), a programação será no Parque da Jaqueira, onde profissionais da Academia da Cidade darão início às atividades às 6h30, com um aulão cuja expectativa é reunir cerca de 500 pessoas. Os profissionais do Centro Médico Ermírio de Morais vão aferir a pressão arterial, glicemia capilar, além de distribuir materiais educativos, e dar orientações sobre a doença aos participantes. O médico cardiologista Silvio Paffer, diretor geral do Centro Médico Ermírio de Moraes, também estará na ação para prestar esclarecimentos.

A mesma equipe de acadêmicos estará no prédio da Emlurb, no Derby, na sexta-feira (24). Os profissionais receberão orientações sobre o combate à diabetes. Além dos esclarecimentos, os funcionários poderão, ainda, fazer testes de glicemia e aferição de pressão arterial das 9h às 12h.

Ainda na sede da Emlurb, Amarilis Escobar dará uma palestra às 9h para os funcionários, explicando sobre a diabetes e a necessidade da prevenção, mostrando o que é a doença, os cuidados que são necessários e os fatores de risco.