Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 22.04.19 - 11h00

Olha! Recife com quatro opções de passeios até domingo (28)

img_alt

Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, oferta, toda semana, passeios gratuitos e guiados por atrativos turísticos da cidade (Foto: Marcos Pastich/Arquivo PCR)

 

Os roteiros gratuitos oferecidos pelo Olha! Recife, da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, estão de volta depois do recesso por conta da Semana Santa. Várias opções de passeios turísticos vão movimentar a rotina do cidadão recifense e também dos turistas que estiverem na Capital. O CurioCidades será nesta quarta-feira (24), com o tema Nações do Recife. Para quem curte boas caminhadas, o Olha! Recife a pé tem opção no sábado (27), com o tema Recife Holandês, e no domingo (28), que será de contemplação das arquiteturas da área central do Recife. O tour de ônibus será no sábado e vai levar os inscritos aos museus do Homem do Nordeste e Murillo La Greca.

Nesta quarta-feira (24), o Curiocidades, roteiro turístico acompanhado de atores, vai levar os inscritos para encontros com representantes de diversas nacionalidades que têm relação com os atrativos recifenses. No passeio, ingleses estarão em frente à antiga sede da Western Telegraph; na Rua do Bom Jesus, judeus farão a recepção dos participantes; portugueses, na Rua do imperador, e muito mais. Este passeio tem saída às 14h, da Praça do Arsenal.

No sábado (27), quem quiser participar do passeio a pé tem a opção de fazer o Recife Holandês, que relembrará a influência holandesa na história da cidade. Este circuito é realizado em parceria com o Consulado da Holanda e vai levar os participantes ao Museu a Céu Aberto, Rua do Bom Jesus, Cais da Alfândega, Ponte Maurício de Nassau, Praça da República, Palácio do Campo das Princesas, Palácio da Boa Vista e Forte das Cinco Pontas. A saída será às 9h, da Praça do Arsenal.

O outro roteiro a pé será no domingo (28) e terá o tema Nichos, Figuras e Relevos (caminhada em homenagem a Luiz Almeida, assíduo participante que morreu no início do mês). O tour será para observar o que muitas vezes passa despercebido aos olhares apressados da população. Olhando para o alto, os inscritos vão poder conhecer detalhes nas decorações das fachadas, nichos e platibandas de diversas edificações. Na rota estão o prédio da antiga Livraria Continental, Igreja Madre de Deus, Paço Alfândega, Palácio da Justiça, Edifício Ouro Branco e outras edificações. A saída será às 9h, da Praça do Arsenal.

Já o Olha! Recife de ônibus, que será no sábado (27), vai levar os inscritos para dois museus da cidade. A primeira parada será no Museu do Homem do Nordeste, em Casa Forte, que conta com um acervo com grande variedade de objetos, tanto em peças requintadas, que pertenceram às famílias da aristocracia açucareira quanto peças simples utilizadas pelos homens do povo daquela época. Depois o grupo segue para o Museu Murillo La Greca, no Parnamarim, espaço que comporta um acervo de 1,4 mil desenhos  com técnicas de fusain, crayon, pastel e sanguínea. O museu ainda possui discos, livros, mobiliários e cartas históricas. O ônibus sai às 14h, da Praça do Arsenal.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.olharecife.com.br. Para o tour CurioCidades, o cadastro já está disponível. A partir da sexta-feira (25), ficam disponíveis os outros passeios. Todos os roteiros contam com guias de turismo e são gratuitos. É solicitado que os participantes levem 1kg de alimento não perecível.

 

SERVIÇO

CurioCidades (quarta-feira)

Tema: Nações do Recife

Dia: 24/04

Hora: 14h

Saída: Praça do Arsenal

 

Olha Recife a pé (sábado)

Tema: Recife Holandês

Dia: 27/04

Hora: 9h

Saída: Praça do Arsenal

 

Olha Recife de ônibus (sábado)

Tema: Museu do Homem do Nordeste e Museu Murillo La Greca

Dia: 27/04

Hora:14h

Saída: Praça do Arsenal

 

Olha Recife a pé (domingo)

Tema: Nichos, figuras e relevos (Caminhada Luiz Almeida)

Dia: 28/04

Hora: 9h

Saída: Praça do Arsenal