Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 22.04.20 - 18h37

Paço do Frevo celebra Dia Nacional do Choro nas redes sociais

A partir das 16h30 de amanhã (23), vai ter conversa e live musical no Instagram do Paço para celebrar a música nascida nos subúrbios cariocas

Amanhã (23), o choro é livre no Instagram do Paço do Frevo, equipamento cultural mantido pela Prefeitura do Recife, que está com as portas fechadas em função da pandemia, mas mantém janelas bem abertas nas redes sociais. Para celebrar o Dia Nacional do Choro, vai ter bate papo e live musical, numa programação imperdível, montada pela equipe do Paço, que oferece cultura como vacina para a angústia em tempos tão duros. 

Chorões e foliões têm encontro marcado no Instagram do Paço (@pacodofrevo), a partir das 16h30, para uma conversa sobre diálogos e  interseções musicais entre o frevo e o choro, com Fernanda Pinheiro, coordenadora musical do museu, e Luciana Ribeiro, presidente do Instituto Casa do Choro, do Rio de Janeiro. O bate papo será transmitido também no Instagram do Instituto (@casadochoro).

A partir das 20h, o Instagram do Paço será palco para a choradeira do maestro e compositor Marcos César e do dançarino e musicista Antônio Nóbrega, que protagonizarão uma live dedicada à prática e à teoria do choro, considerado patrimônio cultural carioca.

Sobre o choro - Tido como um das primeiras músicas urbanas tipicamente brasileiras, o choro surgiu por volta de 1880, nos quintais dos subúrbios do Rio de Janeiro, antiga capital do Brasil.  Os primeiros grupos eram essencialmente formados por flauta, instrumento que fazia os solos; violão, para o acompanhamento; e cavaquinho, responsável por quase todo o drama que caracteriza a música chorona até no nome, respondendo por harmonia, acordes e variações.

 
Defendida, a princípio, por uma maioria de músicos mestiços em processo de ascenção social, o choro acabou por revelar grandes artistas, como Sátiro Bilhar, João Pernambuco, Lula Cavaquinho, Pixinguinha, Altamiro Carrilho e Jacó do Bandolim.

Fim de semana - Sexta, sábado e domingo (24, 25 e 26) tem mais programação. O  #OcupaçoDigital terá Flaira Ferro como atração, para encher o Instagram do museu de celebração, informação, provocação, talento e alento em meio à pandemia.