Complexo viário do Capibaribe Melhor com obras adiantadas na Iputinga
Obras vão melhorar trânsito nas zonas Norte e Oeste e fazem conexão com o corredor da Copa 2014
“Há 30 anos esperamos por essa obra. Ela com certeza vai melhorar nossas vidas e valorizar nosso bairro”, ressaltou, na manhã desta terça-feira (22), o motorista Clemente Freitas, morador da Rua Jornalista Possidônio Cavalcanti, onde máquinas estão trabalhando na drenagem, esgotamento sanitário e pavimentação da via. O local marca o início dos trabalhos para a série de obras viárias cujo ponto principal é a construção de uma ponte que ligará os bairros da Iputinga e Monteiro. Orçado em R$ 43 milhões, as intervenções fazem parte do Programa Capibaribe Melhor e foram anunciadas em março pelo prefeito João da Costa.
O complexo de obras prevê a implantação de 23 ruas interligadas a uma ponte conectando os bairros da Iputinga e Monteiro. A Rua Possidônio Cavalcanti é uma dessas vias que facilitarão o deslocamento dos veículos, inclusive, para ter acesso ao corredor Leste-Oeste, uma das principais intervenções de mobilidade com foco na Copa de 2014.
Outra rua na Iputinga que está com obras adiantadas é a Itapiranga. Nela, também serão feitas pavimentação e drenagem. As duas vias da Iputinga se integrarão a outras ruas, que também passarão por obras, como a 19 de abril e a Tapacurá, formando o subsistema viário A. Mais dois subsistemas viários farão conexão entre os bairros da Iputinga, Monteiro e Caxangá, totalizando 23 ruas.
O prazo estimado para a entrega do complexo viário é de 18 meses. “O início já foi dado e logo poderemos acelerar as ações. Inicialmente, vamos atuar nas ruas de acesso à ponte de ambos os lados do rio. Depois seguiremos para a construção da ponte que vai reconfigurar a mobilidade urbana não só dessa região da cidade, mas de outras que serão influenciadas”, afirmou o engenheiro responsável pela obra, Rodrigo Sabino Pinho.
Ponte – Além da criação dos três subsistemas viários, a obra do Capibaribe Melhor prevê a construção da ponte Semiperimetral sobre o Rio Capibaribe. O elevado terá extensão de 280 metros e 20 metros de largura. A ponte contará com duas faixas no sentido Monteiro-Iputinga e outras duas no sentido inverso. Na parte Norte, a ponte terminará na Rua Pinto Campos. Já na área oeste, na Rua Maria de Fátima Soares. Todo o projeto será realizado no trecho da bacia do Rio Capibaribe, entre a BR-101 e a Avenida Agamenon Magalhães. Além de melhor o fluxo de veículos do Monteiro, Iputinga, Parnamirim e Casa Forte, a obra pretende beneficiar o trânsito nas avenidas Agamenon Magalhães, Rui Barbosa, Real da Torre e Conde do Irajá.
Capibaribe Melhor – As obras do Programa Capibaribe Melhor contam com recursos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento – BIRD (US$ 32,7 milhões) e contrapartida da Prefeitura do Recife (US$ 14,1 milhões). Há também investimentos do PAC Drenagem (R$ 23 milhões) e do PAC 2 (R$ 198,7 milhões) para urbanização de assentamentos precários. Além das obras viárias, três parques estão passando por reestruturação, na Iputinga (Caiara), Apipucos e Santana.