Construção de rua vai garantir maior fluidez ao tráfego de Boa Viagem
Obra na Rua Jornalista Francisco Almeida vai se integrar ao binário criado pela CTTU no ano passado para agilizar o tráfego na Zona Sul
Várias máquinas estão trabalhando na pavimentação da Rua Jornalista Francisco Almeida, que vai servir como uma rota alternativa para o tráfego da pista oeste da Avenida Domingos Ferreira no sentido cidade/subúrbio, em Boa Viagem. A abertura da via faz parte da segunda etapa do projeto de implantação do binário entre as ruas Francisco da Cunha e Nelson Hungria, que integra o Plano de Ações para o Trânsito do Recife 2011/2012. A intervenção da Prefeitura do Recife permitirá que os motoristas utilizem as ruas José Aderval Chaves e Ana Camelo da Silva, como rotas de acesso a diversas ruas, a exemplo: Benvinda de Farias, Bernardo Lins e Antônio Falcão.
As obras no momento são de terraplanagem no início da rua. O projeto da Rua Jornalista Francisco Almeida que inclui drenagem, pavimentação e sinalização, também prevê uma área de estacionamento no lado direito da via, que vai beneficiar o comércio localizado no entorno. “Era uma área totalmente abandonada e degradada. Com a obra, esperamos uma melhoria no trânsito desta área”, explica Jorge Darwin, diretor de Obras da Empresa de Urbanização do Recife (URB).
A pavimentação da rua irá garantir que os veículos possam acessar o binário das ruas Francisco da Cunha e Ministro Nelson Hungria cerca de 400 metros antes da atual entrada, que é feita pela Rua José Maria de Miranda. “Vamos assim proporcionar uma redução do tráfego de veículos na pista oeste da Domingos Ferreira já a partir da Rua Jornalista Francisco Almeida. Quem tiver como destino a Rua Antônio Falcão e a Imbiribeira poderá agora fazer o percurso utilizando a via pavimentada, entrar na José Aderval Chaves até chegar a Rua Antônio Falcão”, esclarece a presidente da CTTU, Maria de Pompéia Pessoa.
Binário - A principal intervenção para a efetivação do binário, no mês de outubro de 2011, foi a transformação da Rua Francisco da Cunha em mão única, em toda sua extensão, no sentido Boa Viagem/Pina. Para permitir a formação do binário, o tráfego ficou permitido nos dois sentidos da Rua Professor Eduardo Wanderley, somente no trecho entre Aviador Severiano Lins até a ligação com a Nelson Hungria.