Musical sobre Luiz Gonzaga encanta beneficiários do Bolsa Escola
16 escolas municipais do Recife participaram da atividade no Teatro de Santa Isabel
Por Fábio Callado
Cerca de 500 convidados, entre pais, mães e estudantes beneficiários do Programa Bolsa Escola Municipal (PBEM) estiveram presentes, na tarde desta terça-feira (22) no Teatro de Santa Isabel, no bairro de Santo Antônio, para assistir a um musical em homenagem aos 100 anos de nascimento de Luiz Gonzaga. A apresentação integra a política pedagógica do Ano Letivo da Rede Municipal de Ensino do Recife que tem como tema “Do Mangue ao Sertão: Homenagem aos 100 Anos do Rei do Baião”.
No palco, a banda Paulo Freire, da Gerência de Apoio à Educação (GAC), da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, encantou a plateia interpretando sucessos de Gonzaga. No repertório estavam as populares “Asa Branca”, “Que nem Jiló”, “Sabiá” e “Pagode Russo”. A banda também apresentou músicas menos conhecidas como “Vida no Campo” e “Estrada de Canindé”.
“A ideia foi mostrar, também, músicas que não são muito executadas. O repertório apresentado hoje foi definido pelos coordenadores do Programa Bairro Escola (também da Secretatria de Educação)”, disse Marcos Galdino, coordenador de música da GAC.
A Diretora de Apoio Social à Educação, Tereza Sato, ressaltou o quanto essa atividade é importante para os beneficiários do PBEM. “Hoje, além de conhecerem o Teatro, os beneficiários puderam apreciar um grande espetáculo sobre os 100 anos de nascimento de Luiz Gonzaga”. Tereza enfatizou as ações do Bolsa Escola, que procura sempre promover a inclusão socio-cultural dos beneficiários no patrimônio público e privado do Recife. “Além dessas atividades, o Bolsa Escola acompanha a frequência dos estudantes, evitando, assim, a evação escolar.
A beneficiária Raimunda Elizabete (38), mãe de Elves (7), achou ótimo o espetáculo. “A gente só tem a agradecer, porque nem todos conhecem essa cultura. Isso serviu para que nós e nossos filhos possamos conhecer mais sobre a música e a vida de Luiz Gonzaga”, afirmou.
Os beneficiários representaram 16 escolas municipais do Recife: Doutor Rodolfo Aureliano, Vila Operária do Recife, Professor Adauto Pontes, Enaldo Emanoel, Cidadão Herbert de Souza, General Emídio Dantas, Lutadores do Bem, Sede da Sabedoria, Nadir Colaço, Presbítero José Bezerra, Prof. José da Costa Porto, Moacir de Albuquerque, Casa Amarela, Nossa Senhora do Pilar, Santo Amaro e Do Coque.