Prefeitura do Recife faz manutenção em 300 palmeiras da Agamenon Magalhães
Caso seja necessário, o trabalho, que respeita as normas ambientais, também será estendido para a Praça do Derby
Desde o início do ano, a Prefeitura do Recife tem intensificado as ações preventivas de poda e limpeza da cobertura vegetal da cidade. O trabalho já passou por diversos bairros como os Aflitos, Espinheiro e Boa Viagem e, nesta quarta-feira (23), chega à Avenida Agamenon Magalhães. No corredor, passarão por manutenção cerca de 300 as palmeiras que estão espalhadas por toda a extensão da via. A expectativa é que o trabalho com investimento de R$ 10 mil ocorra até a próxima sexta-feira (25).
A ação, que previne contra queda da vegetação, terá uma equipe da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) composta por 12 funcionários. “Na poda deste tipo de vegetação o trabalho é de retirar palhas secas que podem cair e a ainda levar com eles alguns folíolos pontiagudos, característicos das palmeiras imperiais, que podem machucar as pessoas”, explica Djacir Costa, gerente de operações de poda da Emlurb.
Caso seja necessário, o trabalho, que respeita as normas ambientais, também será estendido para a Praça do Derby, onde a Prefeitura do Recife já realizou este serviço no início do ano. Além dela, a Praça da Madalena, a Avenida Beira Rio e o entorno do Mercado da Encruzilhada foram locais beneficiados com este tipo de poda neste ano.
Coqueiros - A orla de Boa Viagem também recebeu este serviço. Os cerca de 2.000 coqueiros existentes nos 8,2 km de extensão da beira-mar passaram pela manutenção. Durante dez dias, funcionários da Emlurb fizeram a retirada de cocos maduros e palhas secas, que representavam um maior perigo de queda. A operação contou com um investimento de R$ 70 mil reais.