Recife conta com mais um Parque Tecnológico: ParqTel
Sede Administrativa já conta com a participação de seis empresas com faturamento de R$ 55 milhões por ano
O secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife, José Bertotti, participou, na manhã desta terça-feira (22), da inauguração do Centro de Gestão Tecnológica e Administrativa do Parque Tecnológico de Eletroeletrônica de Pernambuco (ParqTel), representando o prefeito João da Costa. A cerimônia, promovida pelo Governo de Pernambuco, contou com a presença do governador do Estado, Eduardo Campos; e do Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado (SETEC), Marcelino Granja. O evento foi realizado na Sede Administrativa do órgão, localizada no bairro do Curado.
“A inauguração do ParqTel consolida a vocação tecnológica do Recife. Esse Centro de operações, com a instalação de laboratórios, em parceria com a UFPE, permitirá que as empresas nele instaladas possam inovar seguindo as demandas dessa nova industrialização de Pernambuco. Ele é o segundo parque tecnológico do município, e vem reafirmar a vocação da Cidade na área de produção de bens, mostrando que, no Recife, a indústria tem peso importante na economia e que está de acordo com o processo de desenvolvimento de Pernambuco”, comentou o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Bertotti.
O Centro Administrativo do ParqTel contará com laboratórios de design e eletroeletrônica, salas de reunião, auditório, além de uma incubadora de empresas. O objetivo é apoiar as empresas instaladas no Parque Tecnológico com pesquisa e capacitação da mão de obra local e de estudantes, por meio de cursos na área de tecnologia, prospecção de negócios e divulgação da marca do Parque. Também será instalado um escritório de Inovação para a proteção da propriedade intelectual e transferência tecnológica no ParqTel.
Nos primeiros dois anos, o grupo gestor responsável pela administração do ParqTel será incubado ao Porto Digital, que conduzirá a administração do Parque até a criação de uma Organização Social (OS).
A construção dessa sede é o principal marco de um projeto que procurou dotar o setor de eletroeletrônicos no Estado das condições necessárias para competir em escala mundial. O investimento de 12,9 milhões, oriundo dos governos estadual e federal, foi utilizado na construção, compra de equipamentos e de material. Atualmente, seis empresas estão instaladas no local, com um faturamento de cerca de R$ 55 milhões ao ano e gerando aproximadamente 500 empregos diretos.
Participaram da cerimônia a deputada Federal Luciana Santos; os deputados estaduais Luciano Siqueira, Ossesio Silva, João Fernando Coutinho, Valdemar Borges e Aloísio Lessa; o reitor da UPE, Carlos Calado; os secretários estaduais do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Antonio Carlos Maranhão; de Educação, Anderson Gomes; e de Esportes, Ana Cavalcanti. Também estiveram presentes na inauguração o professor emérito do departamento de Física da UFPE e ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende; o presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), Diogo Simões; o presidente do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), Frederico Montenegro; o superintendente de projetos especiais e Inovação da SETEC, Alexandre Stamford; e o chefe da Representação Nordeste do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, Ivon Fitipaldi.
História - O ParqTel é um espaço físico criado para agregar as empresas de base tecnológica interessadas em desenvolver tecnologia de ponta. Essa iniciativa surgiu no último Governo Miguel Arraes, numa parceria com empresários do setor. Mas, entre os anos de 1999 e 2006, o Parque não recebeu investimentos.
O Parque está situado em uma área estratégica no centro urbano do Curado, vizinho ao Distrito Industrial, que já conta com várias indústrias do setor eletroeletrônico. Além disso, o ParqTel se encontra a uma distância de cerca de seis quilômetros da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Escola Técnica Federal e Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), a 12 quilômetros do Aeroporto Internacional dos Guararapes e a 15 quilômetros do centro do Recife.