Produtores de festas têm dez dias para retirar lambe-lambes do Recife
Em caso de insistência, empresários serão multados em R$ 5,4 mil por cartaz e terão o estabelecimento interditado
A partir desta quarta-feira (22), os donos de casas de shows e produtores de festas têm apenas dez dias para remover todo anúncio publicitário do tipo lambe-lambe, fixado irregularmente nos muros do Recife. Caso insistam em manter os cartazes, os responsáveis serão multados pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), em até R$ 5.400 por cada peça fixada e poderão ter o estabelecimento interditado no dia do evento anunciado.
A decisão e o prazo, assim como a responsabilidade da retirada da poluição visual, foram acertados em reunião realizada no último dia 30, quando os envolvidos na produção dos eventos foram alertados pela Semoc da irregularidade da ação. No encontro foi dado um mês para que os produtores retirassem os cartazes.
Na ocasião, a secretaria-executiva de Controle Urbano, Cândida Bomfim, explicou a decisão, que teve o consentimento dos 29 presentes na reunião. “Contamos com a colaboração dos que participaram da reunião através da retirada de toda a publicidade irregular", destacou Bomfim, esclarecendo que a partir do dia 1º de junho haverá plantões noturnos, com o fim de fiscalizar a existência dos cartazes nas ruas.
Após a multa, a medida ainda inclui a suspensão do evento anunciado no cartaz. “Foi dado um prazo razoável - 30 dias - para que os produtores e empresários se adéquem à lei”, enfatizou Cândida Bomfim. Ainda nesta quarta (22), a Secretaria-Executiva de Controle Urbano envia um comunicado via e-mail para os empresários e produtores que compareceram à reunião, ratificando a decisão e lembrando a necessidade da retirada dos lambe-lambes.
A Semoc já entrou em contato com a Prefeitura de Olinda para tentar inibir a divulgação de eventos daquela cidade no Recife. A secretaria esclarece que vai continuar firmando acordos de cooperação com outros municípios da Região Metropolitana. “Durante esses encontros, também enfatizamos a necessidade de ações que impeçam a divulgação de eventos do Recife, com este tipo de publicidade, em cidades vizinhas”, ressaltou a secretária.