Diretores e vices são eleitos nas escolas municipais do Recife
Esta quarta-feira (21) foi dia de escolher os diretores e vice-diretores na Rede Municipal de Ensino do Recife. Alunos com 11 anos ou mais, servidores do quadro efetivo das unidades de ensino, professores, pais ou responsáveis e representantes do conselho escolar participaram do processo eleitoral durante todo o dia. Os candidatos eleitos terão um mandato de três anos para gerir as unidades de ensino e colocar em prática os Planos de Gestão Escolar.
Ao final da votação, às 20h, a Comissão Eleitoral de cada unidade irá realizar a contagem dos votos e encaminhará ao Conselho Escolar para que seja elaborada a Ata de Homologação com o resultado. Em 48 horas, a ata tem que ser entregue à Comissão Eleitoral 2014 para ser validada e divulgada no Diário Oficial do Município no dia 29 de maio. Os novos gestores e vice-gestores tomarão posse no dia 9 de junho.
Uma das coordenadoras da Comissão Eleitoral 2014, Marineusa Alvino da Silva, relatou que o processo eleitoral aconteceu de maneira ordeira. "A eleição foi bem tranquila. Agora é só esperar para saber quem foi eleito no processo democrático", afirmou.
Na Escola Municipal Pedro Augusto, no bairro da Soledade, os mais de 310 estudantes estavam empolgados para participar do processo eleitoral pela primeira vez, como relatou o aluno Matheus Arce Correia, de 16 anos. "Essa é a primeira eleição de que participo. É muito importante podermos escolher quem vai dirigir nossa escola".
Margarida Bertolani da Silva, responsável pelo aluno Pedro Vitor da Silva, do 8º ano da Escola Municipal Pedro Augusto, ressaltou a importância da participação dos estudantes na eleição. "Ver os meninos participando de um processo democrático como este é gratificante. Eles estão iniciando a vida e tendo a oportunidade de escolhas. É na escola que eles estão aprendendo a eleger seus representantes da melhor maneira possível," relatou a eleitora.
Durante a campanha, realizada na semana passada, as chapas divulgaram seus planos de gestão e fôlderes informativos. Segundo a secretária executiva de Gestão da Rede da Seduc, Danielle Freitas, o processo foi conduzido com toda a transparência, conforme estipulado pela Portaria Nº 87 de 31 de janeiro de 2014, que dispõe sobre as normas da eleição de dirigentes escolares.
Em 12 das 224 escolas municipais do Recife não houve deferimento de candidaturas por parte da comissão eleitoral da Seduc. Por isso, os mandatos dos atuais dirigentes serão prorrogados até a convocação de novo processo eleitoral.