NOTÍCIAS

Cultura | 22.05.14 - 18h54

Jardim Botânico terá brincadeiras interativas do programa de Educação Ambiental

Prefeitura do Recife lançará o ciclo temático do programa com trilhas, jogos em equipe, apresentação de clip e uma peça de teatro.

O Jardim Botânico do Recife será palco, neste domingo (25), de uma série de atividades lúdicas. A partir das 10h, serão realizadas trilhas pela Mata Atlântica, brincadeiras, apresentação de clip educativo e uma peça de teatro. Todas as dinâmicas terão como objetivo estimular o desenvolvimento de uma consciência ecológica nas crianças. Promovida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, a ação marcará o lançamento dos ciclos Verde Urbano e Resíduos Sólidos do programa “Educar para uma cidade sustentável”, cujos focos serão a vegetação e a coleta seletiva.

“A flora é um dos principais elementos da natureza responsáveis por garantir o equilíbrio da vida neste planeta. Por isso, escolhemos abrir as atividades do programa de educação ambiental falando sobre a vegetação e sua importância para a qualidade de vida nas cidades. A coleta seletiva é outro ponto que abordaremos, pois os centros urbanos hoje produzem muito lixo e isso precisa mudar. Ou seja, queremos contribuir para estabelecer uma nova relação entre os homens e a natureza. Esse é o ponto de partida do nosso projeto”, destacou a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cida Pedrosa.

As atividades terão como pano de fundo um grupo de pequenos defensores da natureza, intitulado “Turma Mangue e Tal”. A equipe é formada pelas meninas Jô e Riso; pelos meninos Dom e Otto, a garça azul “Morena” e o robô em formato de caranguejo “Du Porto”. Cada personagem humano encabeça um dos temas centrais do programa educativo, que serão desenvolvidos ao longo do ano. São eles: verde urbano; resíduos sólidos; água e biodiversidade.

Cida Pedrosa explica que as dinâmicas a serem realizadas no JBR foram especialmente construídas para envolver as crianças, usando uma linguagem jovem e atividades interativas, com bases em técnicas de replay value (rejogabilidade). “Procuramos entrar no universo dos pequenos para melhor estabelecer a conexão deles com o programa. Esse diferencial se reflete nas brincadeiras, a exemplo do jogo de equipe, que é estimulante, possui uma variedade de formas de se chegar ao objetivo e existem pistas espalhadas pelo parque”, descreve.

Afora a diversão em grupo, a criançada poderá conferir um clipe musical da turminha de defensores; um material impresso com conteúdo informativo e jogos; e o espetáculo “A árvores de Jô”. Essa personagem puxará a temática do ciclo de arborização. A peça infantojuvenil contará a história da menina apaixonada por plantas que troca de lugar com uma árvore existente em seu jardim. A partir daí, desenrola-se uma trama de aventura em busca de se preservar a árvore e o verde nas cidades.

As brincadeiras do programa de educação ambiental continuarão no Jardim Botânico, durante o ano. A expectativa da Secretaria de Meio Ambiente é que, nos próximos ciclos, essas intervenções lúdicas também passem a acontecer nas escolas, praças e parques da cidade. Além disso, a “Turma do Mangue e Tal” ainda deve ganhar novos elementos, como episódios de desenho animado, um aplicativo e um hotsite com informações educativas e diferentes brincadeiras.

Pegada ecológica – Quem for ao Jardim Botânico também poderá descobrir quanto seus hábitos de vida e de consumo impactam na natureza. A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade instalou um totem com o aplicativo para medir a pegada ecológica das pessoas. A alimentação, o meio de transporte usado, a energia elétrica consumida, a quantidade de bens que cada um possui, tudo isso é calculado e, ao final, o resultado diz se a pessoa está contribuindo muito ou pouco para a emissão de gás carbônico (CO2).


Serviço

O quê: PCR realiza atividades lúdicas do programa de educação ambiental

Quando: 25/05, às 10h

Onde: Jardim Botânico do Recife, localizado no km 7,5 da BR 232, no bairro do Curado