Fundação de Cultura Cidade do Recife

NOTÍCIAS

Cultura | 22.05.18 - 18h31

Orquestra Sinfônica do Recife faz concerto gratuito amanhã, no Teatro de Santa Isabel

img_alt

Com Gioacchino Rossini e Schumann no programa, apresentação é gratuita oferecida pela Prefeitura do Recife. Ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro, a partir das 19h. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Amanhã (23), a erudição toma conta da pauta do Teatro de Santa Isabel. A partir das 20h, a Orquestra Sinfônica do Recife apresenta o terceiro concerto oficial da temporada 2018. Oferecida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, a apresentação é gratuita e aberta ao público. Para assistir, basta retirar o ingresso na bilheteria do teatro uma hora antes da apresentação.

Sob a regência do maestro Marlos Nobre, a orquestra apresentará duas peças no programa de maio. A primeira é a abertura da ópera O Barbeiro de Sevilha, composta pelo italiano Gioacchino Rossini, considerado um dos mais bem sucedidos compositores eruditos da história. Escrita em somente três semanas, a obra não foi muito bem recebida pelo público em sua estreia, no ano de 1816, mas acabou se tornando um grande sucesso em todo o mundo.

Na sequência do programa, a orquestra lembrará outra composição basilar da música erudita internacional: a Sinfonia nº 4 em Re menor, opus 120, de Robert Schumann, classificada pelo maestro Marlos Nobre como o “ponto culminante de todo o trabalho de Schumann, tendo servido de inspiração para outros tantos compositores, como Brahms, Liszt e Wagner”.


Concertos para Juventude -
 Este mesmo programa que será executado no concerto oficial foi apresentado hoje pela manhã para um Teatro de Santa Isabel lotado. O Projeto Concertos para Juventude, que sempre antecede as apresentações oficiais da Orquestra Sinfônica, tem como objetivo a formação de novos públicos para a música erudita. Mas, desta vez, até idosos prestigiaram a aula de história da música mundial, dada pelo maestro Marlos Nobre e seus músicos.

Na plateia, estavam 215 pessoas, entre alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Monsenhor Landelino Barreto Lins, em Paudalho, além de pacientes adultos e idosos do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) 2 de Nossa Senhora do Ó, em Ipojuca, e  estudantes da Fundação Centro de Educação Comunitária e Social do Nordeste (Cecosne) e do Projeto Samuel da Fundação AIO de Educação e Assistência Social, ambos no Recife.

A aposentada Maria de Fátima Conceição, 54 anos, assistiu à Orquestra Sinfônica do Recife pela primeira vez. “Na verdade, foi minha primeira visita ao teatro, gostei muito, é muito bonito. Também nunca tinha visto uma orquestra, apreciei a experiência.” Ela é paciente do PACS 2 de Ipojuca e compareceu à aula junto ao grupo organizado pela enfermeira Katyanny Vasconcelos. “Nós trabalhamos com grupos terapêuticos e procuramos promover a saúde de adultos e idosos com propensão a doenças crônicas e degenerativas. Acreditamos que a arte e a cultura são essenciais para a promoção da saúde”, defendeu.

Natália Oliveira, 18 anos, membro do Projeto Samuel, viu a Orquestra Sinfônica do Recife pela segunda vez no Teatro de Santo Isabel. Para ela, o Projeto Concertos para a Juventude tem o importante papel de apresentar a música clássica para quem não conhece. “Acho lindo o trabalho da Orquestra, toco trompete nas aulas do Projeto Samuel há quatro anos e o meu sonho é um dia fazer parte dela”, confessou.

As inscrições para escolas e grupos interessados em participar dos Concertos para Juventude devem ser feitas antecipadamente, pelo telefone: 3355-3323.

 

Serviço:

Terceiro Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica do Recife em 2018
Data: Quarta-feira, 23 de maio
Horário: 20h
Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Bairro de Santo Antônio)
Entrada franca
Informações: 3355-3322