Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 22.05.18 - 10h38

Terça Negra celebra Dia da África no Pátio de São Pedro

img_alt

A segunda edição do evento no mês de maio contará com cinco atrações e mais de oito horas de programação, a partir das 16h de hoje (Foto: Wesley D' Almeida/PCR)

 

Hoje (22) é dia de Terça Negra no Pátio de São Pedro. A partir das 16h, a programação preparada pelo Movimento Negro Unificado e realizada com o apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, toma conta do pátio histórico para celebrar o Dia da África.

A segunda Terça Negra do mês de maio contará com cinco atrações e mais de oito horas de programação. A festa começa às 16h, com uma feira afro de empreendedores e segue, das 19h às 23h, com apresentação do Fórum Permanente de Políticas Públicas para Capoeira e apresentações do Balé Afro Magê Molê, do Afoxé Omulu Pá Keru Awo. Mantendo uma tradição cultivada há muitas terças, o encerramento será no embalo do coco, com o Coco dos Pretos.

Celebrado no mundo inteiro, o Dia da África lembra a reunião de 32 chefes de estado africanos, em Addis AbebaEtiópia, no dia 25 de maio de 1963, para defender e emancipar o continente africano, libertando-o do colonialismo e do apartheid. A data foi instituída em 1972, pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A Terça Negra acontece no Pátio de São Pedro, Bairro de Santo Antônio, e tem entrada franca.

Programação       

16h - Feira dos Afro empreendedores

19h - Apresentação do Fórum Permanente de políticas Públicas para Capoeira 

20h - Balé Afro Magê Molê

21h - Afoxé Omulu Pá Keru Awo

22h - Coco dos Pretos