NOTÍCIAS

Primeira Infância | 22.05.20 - 20h19

VI Semana do Bebê do Recife inova e chega com programação totalmente digital

img_alt

Com o tema “Família, criança e felicidade: cuidados conectados, desenvolvimento pleno”, a sexta edição da Semana do Bebê do Recife será dividida em duas partes. A primeira será online e acontece de 25 a 31 de maio, com mais de 130 atividades gratuitas. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

 

O Recife recebe este ano a VI Semana do Bebê com um formato diferente, mas não menos afetuoso e, como sempre tem sido desde 2015, ela chega repleta de informações voltadas para a fase da Primeira Infância e suas famílias. “Família, criança e felicidade: cuidados conectados, desenvolvimento pleno” é o tema desta sexta edição, que será realizada em duas etapas em função da pandemia causada pela covid-19. A primeira será realizada de 25 a 31 de maio, no formato virtual, e a segunda parte da programação acontecerá de maneira presencial em outubro deste ano.

 

A semana, que é uma realização da Prefeitura do Recife com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), é preparada e dedicada às crianças e as suas famílias.  Serão oferecidas mais de 130 atividades, sendo todas realizadas de forma online. Na programação estão previstos vídeos, lives, webnários, debates, shows e rodas de conversas, além de publicações em redes sociais. Todo o conteúdo produzido será disponibilizado nos perfis e páginas da prefeitura e do Unicef no YouTube e no Instagram. Também será possível acompanhar as atividades por meio de dois grandes parceiros, a Rádio Frei Caneca e a TV Pernambuco. A programação completa estará disponível no hotsite: semanadobebe.recife.pe.gov.br.

 

A iniciativa existe há seis anos e é coordenada pela primeira dama do Recife, Cristina Mello. Para realizar a Semana do Bebê e orientar as políticas públicas para a Primeira Infância, a Prefeitura do Recife conta também com o apoio e cooperação da Fundação Bernard van Leer e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, duas importantes instituições que são referências mundiais sobre a temática. A Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), também faz parte desse conjunto de apoiadores. As três instituições terão representantes participando ativamente da programação.

 

A abertura será transmitida pela página da Prefeitura do Recife no YouTube (https://www.youtube.com/user/prefrecife) na próxima segunda-feira (25), a partir das 11h. O prefeito Geraldo Julio dará as boas vindas, seguido da chefe da área de saúde e HIV do Unicef no Brasil, Cristina Albuquerque, e do secretário de Planejamento e Gestão, Jorge Vieira. Na ocasião o secretário fará o lançamento do aplicativo Criança em Casa, com conteúdo lúdico e pedagógico para crianças até os seis anos de idade.

 

A segunda parte da abertura será com a participação, também ao vivo, da primeira dama do Recife e coordenadora geral da Semana do Bebê, Cristina Mello, junto com o psicólogo e escritor Rossandro Klinjey com a palestra: Recife Cuidando da Família e a Família Cuidando da Criança.

 

“Será desafiador trabalhar a afetividade, a interação e as expressões de carinho e de atenção que são tão comuns quando falamos em criança. Isso tudo porque nesse momento o distanciamento social é vital para todos nós. Mas o desafio foi aceito e não podíamos deixar de realizar a Semana do Bebê. A covid-19 passou a ser um motivador a mais para municiar as famílias e as crianças de informações enquanto fonte de transformação. Vamos fazer essa primeira etapa de maneira virtual e contando com parceiros que embarcaram conosco nessa aventura. Cada um na sua casa, mas todos conectados, que é o mais importante”, explica Cristina.

 

De maneira intersetorial e contando com a integração de diversos atores, a edição deste ano, mantendo a qualidade do que vem promovendo ao longo das últimas edições, contará com o envolvimento de diversos profissionais que trarão um recorte especial relacionado ao momento em que o mundo inteiro enfrenta a pandemia do novo coronavírus. Como na edição anterior, a Semana do Bebê também contará com a participação de diversos parceiros dos setores públicos e privados, com o intuito de engajar cada vez mais pessoas que têm relação direta com a primeira infância.

 

Para o encerramento, que será ao vivo, a Semana do Bebê do Recife apresenta: Fada Magrinha, Carol Levy e Tio Bruninho para a criançada se divertir. Será no dia 31 de maio, a partir das 10h. Na sequência, a programação conta com shows de Silvério Pessoa e logo depois Geraldinho Lins. Tudo será transmitido pelas redes sociais da Prefeitura do Recife. Esses artistas apadrinharão instituições sociais e durante as transmissões será possível ajudá-las com doações.

 

Alguns destaques da programação – Com uma programação diversificada, a sexta edição da Semana do Bebê chega este ano com mais de 130 atrações entre palestras, webnários, lives e shows com conteúdos para pais, mães, crianças, cuidadores e também voltado para os profissionais da área.

 

Além da abertura com o psicólogo e escritor Rossandro Klinjey, a programação conta com webnário Cuidar da Primeira Infância e Cuidar de Quem Cuida trazida pelo Professor Vital Didonet, coordenador da Rede Nacional da Primeira Infância junto com a atriz e psicóloga Hilda Torres.

 

Outra discussão que deverá ser concorrida é o webnário A importância da Segurança Afetiva no Início da Vida, com a especialista em educação infantil, Tetê Brandão, Sylvia Nabinger, presidente da Rede Pikler Brasil; Lua Barros, educadora parental e especialista em equilíbrio emocional; Mariana Americano, especialista em educação para crianças de zero a 3 anos; e o secretário executivo para a Primeira Infância do Recife, Rogério Morais.

 

Alimentação, práticas de relaxamento e interação, contação de história, atividades lúdicas para serem realizadas simultaneamente entre pais e filhos estão entre algumas das atividades propostas na programação.

 

SEMANA DO BEBÊ - A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social realizada pela Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), cujo objetivo é incentivar ações em favor da Primeira Infância, fase da vida compreendida entre zero e seis anos de idade. A Semana do Bebê oportuniza a divulgação e o fortalecimento das ações realizadas no município sobre cuidados, prevenções e assistências às crianças com foco no resgate do afeto, dos elos familiares e sociais como propulsores do desenvolvimento infantil.

 

 

MARCO LEGAL E PLANO MUNICIPAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA – Neste mês de maio, o Marco Legal da Primeira Infância completa dois anos. O Marco Legal estabelece a Política Municipal para a Primeira Infância, que compreende crianças de 0 a 6 anos de idade, mulheres grávidas e seus núcleos familiares. Nele estão as diretrizes, instrumentos e competências para a formulação de políticas públicas direcionadas a esse público. Para a construção desses documentos, a Prefeitura do Recife conta com o suporte dados pela Fundação Bernard van Leer e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, envolvendo diretamente 10 secretarias municipais.

 

SERVIÇO

VI SEMANA DO BEBÊ DO RECIFE 2020

De 25 a 31 de maio

 

A programação será toda digital, transmitida pelas redes sociais da Prefeitura do Recife. A programação completa está disponível no site: semanadobebe.recife.pe.gov.br

 

Redes sociais da Prefeitura do Recife:

YouTube: https://www.youtube.com/user/prefrecife

Facebook: https://www.facebook.com/prefeituradorecife/

Instagram: https://www.instagram.com/prefeiturarecife/