Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 22.05.22 - 19h58

Prefeitura do Recife intensifica vacinação contra gripe e sarampo no Shopping Boa Vista

img_alt

A partir desta segunda (23) até a sexta-feira (27), os profissionais da Secretaria de Saúde Municipal vão aplicar as vacinas nos públicos prioritários das Campanhas (Foto: Ikamahã/PCR)

A Prefeitura do Recife vai intensificar a vacinação contra a gripe e o sarampo na capital pernambucana, com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal da cidade nas Campanhas Nacionais contra as doenças, que começaram em abril e seguem até o dia 3 de junho. Para além das 150 salas de vacina (https://bit.ly/GripeeSarampo2022) que já funcionam na cidade, os profissionais da Secretaria de Saúde Municipal, a partir desta segunda-feira (23), vão ofertar os imunizantes, para os grupos prioritários, no Shopping Boa Vista, na área central da cidade. A imunização no local segue até a próxima sexta-feira (27), das 9h às 17h.

Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos). Parte do público-alvo precisa apresentar também documentos que provem a necessidade da imunização. Os profissionais das redes públicas e privadas de saúde e os professores, por exemplo, devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho. Já as gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente devem levar laudos médicos que comprovem a condição.

Até o momento, foram aplicadas 44.732 doses de vacina contra o sarampo na cidade - o que representa uma cobertura vacinal de 24,91%. Para esta campanha, cujo público-alvo são os trabalhadores da saúde e as crianças de seis meses a menores de cinco anos, a população estimada pelo Ministério da Saúde é de 179.565 pessoas. 

Em relação à campanha de vacinação contra influenza, a Secretaria de Saúde aplicou 144.829 doses - o que representa um total de 23,29% de cobertura vacinal. Para esta campanha, 621.837 pessoas são o público alvo. Além dos idosos e trabalhadores da saúde, desde o começo de maio também passaram a poder receber a vacina contra gripe os seguintes grupos: gestantes, puérperas, professores das redes de ensino pública e privada e pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.