NOTÍCIAS

Cultura | 22.06.12 - 13h17

Bairro da Várzea recebe ações integradas da Prefeitura do Recife

Mutirão para a realização de ações e serviços integrados em Jardim Teresópolis. Foto: Liciano Ferreira

Outras 13 localidades receberão uma série de serviços de enfrentamento aos efeitos das chuvas

Com a deflagração do Estado de Alerta no Recife, decretado nesta quinta-feira (21), pelo prefeito João da Costa, as secretarias e órgãos municipais envolvidos na Operação Inverno 2012 começaram a intensificar as ações de enfrentamento aos efeitos das chuvas na cidade. Na manhã desta sexta-feira (22), cerca de 70 servidores municipais participaram de um grande mutirão para a realização de ações e serviços integrados em Jardim Teresópolis, na Várzea. Sob o comando da Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir), a operação contou com o apoio da Empresa de Manutenção de Limpeza Urbana (Emlurb), do Programa Parceria nos Morros, além do Exército Brasileiro.

No local, foram realizadas a colocação de lonas plásticas nas encostas, capinação e roçagem e o corte de uma árvore de grande porte, que oferecia risco a uma barreira. Além disso, as equipes sociais promoveram ações informativas, orientando os moradores sobre práticas seguras em áreas de risco. “No momento em que o período de chuvas se intensifica no Recife, exige de nós um cuidado maior com quem mora nesses locais. Com esse mutirão de serviços, temos o objetivo de reforçar ainda mais o trabalho que já vem sendo desenvolvido pela Prefeitura”, disse a coordenadora de Defesa Civil do Recife, Keila Ferreira.

Com a elevação dos índices pluviométricos nos últimos dias, a Prefeitura está mobilizando uma grande infraestrutura para atender às localidades consideradas mais vulneráveis e com maior suscetibilidade a deslizamentos. Ao longo das próximas duas semanas, outras 13 comunidades receberão as ações integradas. Para o motorista-socorrista Adenísio Pereira Correia, morador de Jardim Teresópolis há 22 anos, é fundamental que a população também colabore com a iniciativa. “Esse trabalho é muito importante para manter a segurança da nossa comunidade, que também recebe orientações que devem colocadas em prática e difundir para todos”, declarou.

As ações integradas da Prefeitura do recife continuam durante a próxima semana. Na terça-feira (26), às 9h30, será a vez da comunidade Buraco do Sapo, na UR-10 (Ibura) e o Córrego do Idalino (Guabiraba).