NOTÍCIAS

| 22.06.12 - 19h42

Gestor do Samu Recife debate resgates aéreos em simpósio internacional no Ceará

Leonardo Gomes levará experiência do serviço municipal para o evento

O coordenador geral do Samu Metropolitano do Recife, Leonardo Gomes, teve presença de destaque nesta sexta-feira (22) no segundo dia do Simpósio Internacional de Trauma e Emergência do Nordeste que acontece até o sábado (23) em Fortaleza (CE). A proposta do encontro é discutir aperfeiçoamentos, avanços e retratos do atendimento pré-hospitalar no País. Para isso, contará com convidados como Antonio Marttos, da Universidade de Miami (EUA), e Oswaldo Borraez, da Universidade de Bogotá (Colômbia).

O gestor recifense participou da mesa temática que discutiu o resgate aeromédico. Também estiveram no debate o secretário de Saúde do Maranhão, Ricardo Murad, e a coordenadora do Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências (Grau) de São Paulo, Junia Sueoka. A conversa esteve focada nas indicações, condutas e limitações no atendimento com suporte de aeronave, um facilitador para atendimentos de emergência dentro das condutas médicas no Brasil.

“Demonstramos o sistema recifense de resgate aremoédico e a nossa experiência desde o início da implementação do serviço, em 2007, que hoje é modelo e um dos mais modernos do Brasil. No debate, estavam presentes autoridades do assunto que atuam no País inteiro e todas as apresentações foram enriquecedoras”, ressaltou Leonardo Gomes, que tem amplo conhecimento e muitas horas de voo como integrante de equipe médica de resgate.

Nesta sexta-feira (23), último dia do evento, ele será um dos debatedores da mesa temática sobre benefícios da Rede Samu 192 para a população. As discussões serão conduzidas pelo gestor recifense e pelo coordenador geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, Paulo de Tarso Abraão. “Será exibida a forma de trabalho que o Samu desenvolve na capital pernambucana. A ocasião nos favorecerá no que se refere à sensibilização do Ministério da Saúde quanto à renovação e melhoramento do serviço de atendimento pré-hospitalar no Brasil. Ainda mais que, nos próximos anos, sediaremos grandes eventos internacionais como as copas das Confederações e do Mundo”, apontou.

História – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Recife (Samu 192) foi criado em 2001 pela Administração Municipal, com inspiração no modelo existente na França. Devido ao seu desempenho, tornou-se referência junto ao Governo Federal e teve seu modelo replicado para todo o País. Oferece assistência pré-hospitalar 24 horas a pessoas em situações de risco em vias públicas e domicílios, com acolhimento prestado a vítimas de acidente de trânsito, violência urbana, mal súbito e distúrbios psiquiátricos.

Cerca de 500 profissionais atuam no serviço, entre médicos, enfermeiros, condutores de ambulância, socorristas, teleatendentes e auxiliares de serviços gerais, e outras funções. A frota possui 22 ambulâncias, sendo 18 básicas e quatro com UTI móvel; três motolâncias; uma viatura de apoio rápido; e duas aeronaves. Uma é parte de um convênio entre a Polícia Rodoviária Federal e a Prefeitura do Recife. A outra está disponível graças a uma pactuação entre a Administração Municipal e o Governo do Estado.