Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 22.06.16 - 15h06

PCR inaugura serviço de cartório no Hospital da Mulher

img_alt

Equipamento permite que bebês saiam registrados oficialmente da unidade (Foto: Irandi Souza/PCR)

 

 

A partir de hoje (22), os bebês que nascerem no Hospital da Mulher do Recife (HMR) Maria Mercês Pontes Cunha sairão da unidade com o mais importante documento de um cidadão: a certidão de nascimento. Foi inaugurado nesta manhã o cartório da unidade.

O equipamento vai funcionar de segunda a sexta-feira no hospital das 8h às 17h e o serviço de emissão do registro civil, oferecido por meio do Programa Minha Certidão, será gratuito. Para receber o documento da criança, é preciso que os pais compareçam ao cartório do HMR com os documentos pessoais e a declaração de nascido vivo – emitida pela própria unidade de saúde que tem a gestão da Organização Social do Hospital do Câncer de Pernambuco.

De acordo com a diretora do HMR, Isabela Coutinho, ao dar entrada no hospital, ainda no setor de admissão, a mãe recebe as primeiras orientações sobre o registro civil, a importância, a documentação necessária. “Esse trabalho de sensibilização e informação acontece também no pós-parto,sempre por meio do nosso Serviço Social”, informa.

Foi assim com Mauro Medeiros Silva do Nascimento e Marília Karolina de Sá, pais de Guilherme, filho único do casal. A criança foi a primeira a ser registrada no HMR. “É uma sensação única, meu filho já sair da maternidade com tudo certinho, toda documentação dele”, afirmou Marília, que teve parto normal e deverá receber alta, nesta quinta-feira (23). Ela elogiou o serviço do cartório e todo o atendimento recebido no HMR. A unidade, da Prefeitura do Recife, tem gestão do Hospital do Câncer.

Partos – Desde a inauguração da maternidade, no último dia 7, até hoje, o Hospital da Mulher do Recife já realizou 66 partos, sendo 45 normais e 21 cesáreas. O Hospital conta com 150 leitos e capacidade para realizar cerca de 67 mil procedimentos por mês, oferecendo atendimentos clínicos, de urgência e emergência e ambulatoriais, além de realizar cirurgias.