Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 22.06.16 - 19h45

Prefeito acompanha treinamento de alunos da rede municipal que disputarão competição mundial de Robótica

img_alt

No encontro, realizado na tarde desta quarta-feira (22), os estudantes mostraram ao gestor o trabalho que vêm desenvolvendo com os robôs que irão levar para a disputa, na Alemanha (Foto:Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Os alunos da Escola Municipal Rodolfo Aureliano que compõem a delegação que vai representar o Brasil na RoboCup, campeonato mundial de Robótica que será realizado na Alemanha, já são campeões independentemente do resultado que trouxerem de lá. Esse foi o recado que o prefeito Geraldo Julio levou para os estudantes, durante o treinamento da equipe, realizado na tarde desta quarta-feira (22), na Unidade de Tecnologia na Educação (Utec) Gregório Bezerra, na Várzea. No encontro, eles mostraram ao gestor o trabalho que vêm desenvolvendo com os robôs que irão levar para a disputa internacional. 

"É o treinamento final da equipe que vai representar todos os brasileirinhos e brasileirinhas e são da nossa rede municipal. Paulo, Miguel, Maria Eduarda e Maryllia. Vão representar todos os estudantes não só aqui do Recife, mas do Brasil inteiro. São só 40 equipes do mundo inteiro que vão estar na Alemanha disputando a etapa mundial e eles vão estar representando todo o Brasil. A gente está muito orgulhoso, são meninos que estão tendo uma grande oportunidade de aprender a robótica e desenvolver o seu raciocínio, a sua formação e a nossa alegria é que eles estarão lá representando todos. Sucesso a eles, sorte a eles. Eu já vim aqui também para dar o recado, dizer que eles já são campões independentemente do resultado que trouxerem lá da Alemanha", disse o prefeito Geraldo Julio. O gestor também lembrou que são cerca de 73 mil alunos da rede municipal que têm aulas de robótica e estão tendo a oportunidade de construir um futuro diferente.

Com idade entre 12 e 14 anos, os quatro estudantes têm treinado todas as manhãs na Utec Gregório Bezerra, trabalhando no desenvolvimento, montagem e programação dos robôs que levarão para a competição. Para Maria Eduarda Barbosa, que começou a estudar Robótica recentemente, a animação é grande para embarcar para o campeonato mundial. "É muito legal, porque eu estou representando muita gente, estou representando o Brasil. Nesse projeto eu sou programadora, eu programo o carro para que ele saiba para onde ir e resgate as vítimas. O conhecimento da programação mudou a minha vida", disse. Já para Maryllia Willyane, que é veterana na equipe, pois ganhou a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), a emoção também é forte. "São muitos sentimentos misturados: o medo, o nervosismo, a paixão pela robótica que eu tenho, a felicidade por estar representando o Recife, Pernambuco e o Brasil lá fora", afirmou. 

EMBARQUE - Com nove integrantes, o grupo embarca às 21h30 (o voo é às 23h45) do domingo (26) rumo a Lisboa, de onde segue para a Alemanha. Além dos quatro estudantes, a delegação é formada pelos professores Cid Espíndola e Juliana Borges e pelo estagiário de Engenharia Mecatrônica Victor Sabino - todos treinaram a equipe campeã em 2015 -, além dos monitores Emerson Almeida e Gabriel Loureiro, que venceram a OBR no ano passado. A equipe, denominada Lego Kombat, disputará a RoboCup na modalidade Resgate, com robôs feitos com blocos de encaixe da Lego Zoom. O desafio é montar os robôs em forma de carro, programá-los para que realizem uma trajetória repleta de obstáculos e para que resgatem os objetos determinados, no menor tempo possível.