Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 22.06.20 - 15h02

É hora de abrir as janelas de casa e da internet: o São João 2020 vai começar

img_alt

A programação preparada pela Prefeitura do Recife para celebrar a festa mais nordestina do calendário brasileiro contará com lives transmitidas do Sítio Trindade e apresentações virtuais e volantes, a partir de amanhã (23) (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Pode pendurar as bandeirinhas, providenciar a canjica e abrir as janelas de casa e da internet para o forró entrar. Começa amanhã (23) a programação de lives e apresentações volantes, preparada pela Prefeitura do Recife, para celebrar o São João 2020, apesar da pandemia. O palco da festa será o site www.saojoaodorecife.com.br, cheio de serviço e música para embalar os festejos juninos no arraial que cada recifense precisou improvisar em casa. 

No arraial virtual, preparado pelas secretarias de Turismo, Esportes e Lazer, Cultura e pela Fundação de Cultura Cidade do Recife, serão disponibilizadas apresentações artísticas gravadas de casa pelos artistas, além de oito shows ao vivo, transmitidos nesta terça-feira junina (23) e no próximo dia 29, diretamente do Sítio Trindade, sob o comando dos dois homenageados do São João 2020: Silvério Pessoa e Josildo Sá. 

A festa vai ser animada e acessível. Nos dois dias de apresentações ao vivo no Sítio, intérpretes de Libras democratizarão o balancê da capital. Também haverá intérprete de libras na Celebração dos Santos Juninos, que será a primeira parada deste inusitado passeio na roça virtual. 

Celebração dos Santos Juninos

Antes que as sanfonas comecem a resfolegar, os padroeiros do ciclo serão homenageados, a partir das 18h de amanhã, com uma celebração virtual no Santuário do Morro da Conceição, conduzida pelo padre Luiz Rodrigues e transmitida pela internet, para evitar aglomerações dentro da igreja. 

Adaptando a liturgia da tradicional Procissão dos Santos Juninos, as bandeiras serão posicionadas no altar do Santuário durante a  cerimônia, que será captada por seis câmeras e transmitida no Facebook do São João da Prefeitura do Recife (www.facebook.com/saojoaodorecife) e em todas as redes sociais do Santuário: no Facebook (www.facebook.com/santuariomorrodaconceicao), no Instagram (www.instagram.com/santuariomorrodaconceicao) e no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UC-4cAsnCvXooKdmLYvNMMpg). 

Do Santuário, o andor dos Santos Juninos descerá o Morro para ser levado, da Rua da Harmonia até o Sítio Trindade, em carro aberto, acompanhado pela Forrovioca. De lá, a Forrovioca parte para animar a cidade. Mas não leva todo o forró embora. A festa finca pé no Sítio, onde a noite será de muito forró virtual, animada por Silvério Pessoa e seus convidados. 

Lives no Sítio

Das 19h em diante, no Sítio Trindade, Silvério Pessoa recebe Geraldinho Lins, Nando Cordel e Michelle Melo, para uma noite de muito forró e brega. 

Os apresentadores serão a dupla Mateus e Catirina, que já emprestam sua alegria e irreverência aos festejos do Sítio há muitos ciclos juninos. A live junina será transmitida no YouTube da Prefeitura do Recife (www.youtube.com/prefrecife). Para evitar aglomerações, o acesso do público ao estúdio de transmissão dos shows, localizado dentro do casarão do Sítio Trindade, não será permitido. 

No dia 29, tem mais forró ao vivo, com Josildo Sá e seus convidados: Cristina Amaral, Maciel Melo e Petrúcio Amorim. A programação será transmitida pela TV Pernambuco nos dias 23 e 29 e pela Frei Caneca FM, no dia 29. 

Forroviocas

Enquanto Silvério semeia forró no Sítio e na internet, as Forroviocas distribuem alegria pelas ruas da cidade. Até as 22h, duas Forroviocas circularão pela cidade, levando gabaritadas atrações para garantir o rala bucho dos recifenses, nem que seja no parapeito da janela. A festa volante se repete nos dias 24, 26, 27, 28 e 29. A cada noite, cada Forrovioca transportará quatro shows cidade afora. 

Entre os artistas que embarcarão na programação das Forroviocas, estarão: Lia de Itamaracá, Novinho da Paraíba, Gerlane Lops, Quinteto Violado, Ed Carlos, Nádia Maia, Cezzinha, Almir Rouche, André Rio, Maciel Salu, Nena Queiroga, Maestro Forró, Walmir Chagas, Liv Moraes, Azulão e Bia Marinho, entre muitos outros. 

A solidariedade também será atração da festa. As lives promoverão a arrecadação de recursos, que serão destinados à compra de cestas básicas para a Sociedade dos Forrozeiros e para a Federação de Quadrilhas e Similares do Estado de Pernambuco (Fequajupe). As doações confirmadas durante as lives serão captadas pelo Quero Impactar, através da geração de um QR CODE, criado especificamente para o evento realizado virtualmente. Poderão ser feitas doações também acessando diretamente o site www.queroimpactar.com.br. 

O ciclo junino, que começou no último dia 16, com as rodas de conversa sobre o movimento quadrilheiro pernambucano, será  todo viabilizado com recursos da iniciativa privada, através de chamamento público, realizado antes da pandemia, para seleção de patrocinador para os ciclos culturais da cidade. 

Site junino

No arraial virtual que a Prefeitura providenciou para este São João, tem um bocadinho de cada coisa que o ciclo junino tem de melhor. Entre os conteúdos que já estão na página ou entrarão ao longo da semana, tem brincadeiras e simpatias sob o comando da influenciadora Jurema Fox e aulão de forró com a bailarina e produtora cultural Andréa Carvalho. 

Tem ainda vídeo do chef Elsinho Simões, ensinando a fazer mungunzá salgado e bolo de fubá, além de dezenas de apresentações de trios de forró e forrozeiros para colocar todo mundo para arrastar pé entre as lives. 

Os recifenses também poderão acompanhar a programação e os conteúdos juninos pelo Portal do Turismo (visit.recife.br); além dos outros canais oficiais da Prefeitura do Recife (youtube, instagram e facebook). 

PROGRAMAÇÃO SÃO JOÃO 2020

LIVES SÍTIO TRINDADE

DIA 23, a partir das 19h

Silvério Pessoa recebe Geraldinho Lins, Nando Cordel e Michelle Melo

Apresentação: Mateus e Catirina

 

DIA 29, a partir das 19h

Josildo Sá recebe Cristina Amaral, Maciel Melo e Petrúcio Amorim

Apresentação: Mateus e Catirina

 

FORROVIOCAS

 

DIA 23, a partir das 17h

Forrovioca 1

Itinerário: Casa Forte - Bomba do Hemetério (RPA 3)

Fabiana Pimentinha

Quinteto Violado

Ed Carlos

André Macambira

 

Forrovioca 2

Itinerário: Santo Amaro - Recife Antigo (RPA 1)

Gennaro

Irah Caldeira

Dudu do Acordeon

Carlinhos Monte Verde

 

DIA 24, a partir das 17h

Forrovioca 1

Itinerário: Derby - Prado (RPA 4)

Lia de Itamaracá

Jorge Silva

Beto Hortis

Tempero Brasileiro

 

Forrovioca 2

Itinerário: Linha do Tiro - Campo Grande (RPA 2)

Israel Filho

Edilza Ayres

Tribo Cordel

Belo Xis

 

DIA 26, a partir das 17h

Forrovioca 1

Itinerário: Afogados - Areias (RPA 5)

Nádia Maia

Cezzinha

Almir Rouche

Cascabulho

 

Forrovioca 2

Itinerário:  Bomba do Hemetério - Casa Forte  (RPA 3)

Patrícia Cruz

João Lacerda

Forró Culé de Xá

Roberto Cruz

 

DIA 27, a partir das 17h

Forrovioca 1

Itinerário: Imbiribeira - Pina (RPA 6)

Azulão

Em Canto e Poesia

Silvério Pessoa

André Rio

 

Forrovioca 2

Itinerário: Prado - Derby (RPA 4)

Nildinho da Paraíba

Andrezza Formiga

Walmir Chagas  

Benil

 

DIA 28, a partir das 17h

Forrovioca 1

Itinerário: Recife Antigo - Santo Amaro (RPA 1)

Josildo Sá

Maciel Salu

Alcymar Monteiro

Liv Moraes

 

Forrovioca 2

Itinerário: Areias - Afogados (RPA 5)

Terezinha do Acordeon

Bia marinho

Vânia Airan

Amigos Sertanejo

 

DIA 29, a partir das 17h

Forrovioca 1

Itinerário: Campo Grande - Linha do Tiro (RPA 2)

Nena Queiroga

Maestro Forró

Novinho da Paraíba

Luizinho de Serra

 

Forrovioca 2

Itinerário: Pina - Imbiribeira (RPA 6)

Gerlane Lops

Som da Terra

 

Fim de Feira