Educação para o trânsito do Recife é destaque nacional pelas ações do Maio Amarelo 2022
O investimento em educação para o trânsito da Prefeitura do Recife foi reconhecido nacionalmente nesta terça-feira (21), no evento "Destaques do Maio Amarelo", que aconteceu em São Paulo (SP) e contou com a participação de órgãos de trânsito de todo o país, assim como organizações privadas e do terceiro setor. A capital pernambucana foi premiada na categoria Poder Público pelas ações da campanha do Maio Amarelo, que uniram educação para o trânsito com fiscalização, infraestrutura viária e gestão de dados estatísticos.
"O Maio Amarelo de 2022 foi um reflexo da própria gestão de trânsito do Recife, que utiliza a abordagem sistêmica integrando os eixos de educação, fiscalização, infraestrutura viária e gestão de dados estatísticos. Com isso, realizamos abordagens em todas as áreas do Recife, descentralizando a campanha para que mais pessoas recebessem a mensagem de que todos juntos podem salvar vidas", explicou a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. As políticas de mobilidade adotadas no Recife fizeram a cidade reduzir em 36% o número de sinistros de trânsito entre 2016 e 2021, de acordo com o Relatório Preliminar de Vítimas Fatais de Sinistros de Trânsito.
Durante o Maio Amarelo de 2022, a CTTU atuou com blitze educativas levando orientações sobre os principais fatores de riscos de sinistros de trânsito como beber e dirigir, excesso de velocidade, mau uso do cinto de segurança e do capacete. Além disso, artistas educadores da Liga da CTTU também foram às ruas e às escolas com atividades lúdicas para levar informações sobre o trânsito às crianças e adolescentes. No eixo de infraestrutura viária, a CTTU entregou a Ciclofaixa Lindolfo Collor, na Zona Oeste, que traz um projeto inovador com mais espaços para ciclistas e pedestres, além do compartilhamento da via com o transporte público. Outro passo importante no Maio Amarelo foi o início do processo para construção da Ciclovia na Avenida Governador Agamenon Magalhães.