NOTÍCIAS

Administração | 22.06.22 - 09h26

Prefeitura do Recife divulga programação do abre e fecha do feriado Junino

Na quinta (23) e na sexta (24), boa parte dos serviços municipais não estará disponível. A vacinação contra a covid-19 segue no Geraldão e no Shopping Boa Vista, bem como testagem contra em três dos centros onde o serviço é ofertado à população

 

Alguns serviços da Prefeitura do Recife não estarão disponíveis nos próximos dias 23 e 24 de junho. É que o feriado de Corpus Christi foi transferido para a esta quinta-feira, 23, e o Dia de São João, 24, é, tradicionalmente, feriado municipal na capital pernambucana. O edifício-sede da PCR estará fechado no feriadão, e as atividades do prédio e o atendimento ao público serão retomados normalmente na segunda-feira (27). Quem vai se vacinar contra a covid-19 pode contar com o Geraldão na quinta e sexta, mediante agendamento pelo Conecta Recife, ou ainda no Shopping Boa Vista, sem agendamento, apenas na quinta (23), de 9h às 18h (vide serviço). 

Para as famílias que desejarem aproveitar o feriadão ao ar livre, algumas opções são: a Ciclofaixa de Turismo e Lazer na sexta-feira (24) e no domingo (26), o Jardim Botânico do Recife no sábado (25) e no domingo, e as feiras e mercados públicos de quinta-feira (23) a domingo. Já os apreciadores da cultura vão poder contar com o Paço do Frevo de portas abertas diariamente. No domingo, o Teatro de Santa Isabel também abrirá as portas, convidando o público para três sessões de visitas guiadas por suas instalações, às 14h, 15h e 16h. A visita é gratuita e aberta ao público espontâneo. É exigido o uso de máscara.

Confira os serviços que abrem e fecham no Recife durante o feriado de São João:

EDIFÍCIO-SEDE - O edifício-sede da PCR estará fechado na quinta-feira, na sexta-feira e no fim de semana, as atividades do prédio e o atendimento ao público serão retomados normalmente na segunda-feira.

SAÚDE - Nestas quinta e sexta-feira, ponto facultativo e feriado da véspera de São João, a vacinação contra a covid-19 acontece apenas mediante agendamento via Conecta Recife, no Geraldão, na Imbiribeira, das 7h30 às 18h30. Também vai haver vacinação anticovid, sem agendamento, nesta quinta-feira, das 9h às 18h, no Shopping Boa Vista, no bairro de mesmo nome. A imunização no local será voltada para as pessoas a partir de 12 anos e vai acontecer no primeiro piso do shopping, do lado da Rua do Hospício, próximo à loja Renner. Os outros pontos, tanto agendados quanto por demanda espontânea, reabrem na segunda-feira. 

A testagem de covid-19 vai acontecer nas quinta, sexta, sábado e domingo no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; antigo Sesi da Mustardinha, no Bongi; e Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela, que funcionam das 8h às 17h. Para ter acesso aos testes, os munícipes a partir de 60 anos, as gestantes e as crianças até 5 anos estão dispensados do agendamento eletrônico. Basta que as pessoas desses três grupos compareçam a um dos pontos de testagem da cidade munidos de comprovante de residência e documento com foto. Para os demais residentes do município, a marcação do exame é feita exclusivamente através do site Conecta Recife ou aplicativo, clicando na aba Vamos Testar (https://conectarecife.recife.pe.gov.br/vamos-testar/). Os demais pontos de testagem reabrem na segunda-feira. 

Já a maior parte das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas e reabrem na segunda-feira. Cinco Upinhas vão funcionar durante o feriado, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da atenção básica dos moradores das áreas cadastradas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Profº. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª. Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro). 

Também estarão funcionando, durante o feriado, os serviços de urgência das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira). 

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha (Curado) estará com seus serviços ambulatoriais suspensos durante o feriado, mas continuará realizando partos de risco habitual e de alto risco, ambos por meio de encaminhamento da Central de Regulação do Estado, além de emergências ginecológicas e obstétricas. O Centro de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional voltado para as vítimas de agressões. Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, também estarão abertas as Maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura).

Para a vacinação antirrábica e antitetânica, a Policlínica Barros Lima, em Casa Amarela, funcionará, das 8h às 12h, para os munícipes do Recife. Já as demais vacinas de rotina só voltarão a ser disponibilizadas na segunda-feira.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7704 e 3355-7705.

HOSPITAL VETERINÁRIO DO RECIFE - Os atendimentos no Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo, situado no bairro do Cordeiro, acontecem até as 12h de quinta-feira. Durante o dia de São João e no fim de semana o equipamento estará fechado, reabrindo as portas na segunda-feira. 

CULTURA - Para quem quiser aproveitar a folga do feriado junino para passear pelos equipamentos culturais da capital, tem programação para todo gosto no roteiro recifense. Vai ter até frevo garantido nos dias de vigência do forró.  

O Paço do Frevo funcionará com expedientes inalterados, de terça a sexta, das 10h às 17h, e sábado e domingo, das 11h às 18h. O museu fica na Praça do Arsenal. 

O Museu da Cidade, localizado no Bairro de São José, também estará de portas abertas até quarta-feira, em horário normal, das 10h às 16h. Na quinta e na sexta, dá uma pausa nos expedientes para o forró. E reabre no sábado, das 10h às 16h. 

Na Galeria Janete Costa, que acaba de estrear a exposição “A Beleza da Lagoa é Sempre Alguém”, as atividades serão interrompidas, por motivos de balancê, na quinta e na sexta, sendo retomadas no sábado e no domingo, das 15h às 19h. A Galeria fica no Parque Dona Lindu: duas programações num passeio só. 

No domingo, o Teatro de Santa Isabel também abrirá as portas, convidando o público para três sessões de visitas guiadas por suas instalações, às 14h, 15h e 16h. A visita é gratuita e aberta ao público espontâneo. É exigido o uso de máscara.

Os Museus Murillo La Greca e MAMAM não terão atendimento ao público de quarta-feira em diante.

TURISMO E LAZER - Os ciclistas podem montar o look junino e pedalar pela cidade no percurso da Ciclofaixa de Turismo e Lazer, que estará montado nesta sexta e no domingo. O trajeto fica disponível das 7h às 16h, cortando cerca de 30 bairros da cidade.

MEIO AMBIENTE - Devido ao feriado de São João, o Jardim Botânico do Recife (JBR) estará fechado nesta quinta e sexta-feira. O equipamento ambiental retorna com as suas atividades normalmente no final de semana, das 09h às 15h, com entrada gratuita.

ESPORTES - As 22 unidades da Academia Recife estarão fechadas na quinta e sexta-feiras. O mesmo esquema será aplicado ao Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão).

FEIRAS E MERCADOS - As feiras e os mercados públicos do Recife estarão abertos na quinta-feira e no sábado das 6h às 18h, e na sexta-feira e no domingo, das 6h às 13h.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS -Nos dias 23 e 24 de junho, não funcionarão os serviços da Assistência Social realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP). O Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife também não abrirão nesses dois dias.

As exceções são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão. O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José; e o Naíde Teodósio, em Santo Amaro, permanecem com a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua, bem como as entregas descentralizadas. Na segunda-feira voltarão a funcionar normalmente todos os equipamentos que tiveram o atendimento ao público suspenso devido ao feriadão.

A ação de mutirão de documentação, que atende famílias afetadas pela chuva,  também não funciona na quinta(23) e sexta(24) e volta à comunidade de Beberibe no sábado(25).

MULHER -Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife e o Centro Municipal Júlia Santiago, no Pina, estarão fechados neste feriado. A exceção é o Centro de Referência Clarice Lispector, localizado na rua Dr. Silva Ferreira, 122, em Santo Amaro, que funciona de domingo a domingo, 24h por dia e o Serviço Especializado Regionalizado Clarice Lispector, localizado na Avenida Recife, 3585, no bairro do IPSEP, que funciona das 7h às 19h, de segunda a domingo.

A secretaria conta, ainda, com um disk orientação, o Liga, Mulher, que está disponível de domingo a domingo, das 7h às 19h, no número 0800 281 0107. Desde 2020, o Centro de Referência também passou a oferecer um canal de acolhimento para mulheres via WhatsApp, pelo número (81) 99488-6138.

PROCON RECIFE - Na próxima quinta-feira (23) e na sexta-feira(24), respectivamente, véspera e Dia de São João, não haverá expediente na sede do Procon Recife, localizado na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, Boa Vista e em seus postos de atendimento que funcionam nos Compaz (Ariano Suassuna,no Cordeiro; Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha;  Dom Helder, no Coque). A população pode registrar reclamações no site  procon.recife.pe.gov.br e denúncias podem ser enviadas para o email denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br. O atendimento oferecido pelo órgão municipal de forma presencial volta a ser realizado na segunda-feira, em sua sede.

TRÂNSITO -Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento às pessoas idosas, gestantes e com deficiência, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos na quinta-feira e sexta-feira. Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078. A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na segunda-feira, das 8h até as 13h, por meio de agendamento prévio no site cttu.recife.pe.gov.br.

AGÊNCIAS DE EMPREGO E SALA DO EMPREENDEDORISMO -Em razão da transferência do feriado de Corpus Christi para esta quinta-feira e as festividades do São João na sexta-feira, as Agências de Emprego e Salas do Empreendedorismo do Recife não terão atendimento ao público nestes dias. Os serviços retornam na segunda-feira na Agência de Emprego de Casa Amarela, entre as 8h e 16h, com atendimento da Sala do Empreendedorismo também disponível.

Os serviços da Agência e da Sala presentes nos Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Dom Helder Câmara (Coque), Ariano Suassuna (Cordeiro), entretanto, retornam suas atividades na terça-feira, das 8h às 16h. Os agendamentos podem ser feitos normalmente pelo site (www.agenciadeemprego.recife.pe.gov.br).