Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Administração | 22.06.23 - 11h48

São João: Confira o que abre e fecha no Recife durante os festejos juninos

 

No fim de semana, Prefeitura montou programação especial com mais de 160 atrações, levando muito forró e arrasta-pé em sete polos na cidade, entre eles o tradicional Sítio Trindade, em Casa Amarela, e o Arraial da Rio Branco, no bairro do Recif

Neste próximo fim de semana, em que se comemora o São João, a Prefeitura do Recife preparou uma programação especial com mais de 160 atrações para quem gosta de um bom forró e arrasta-pé. Para tanto, o município oferecerá sete polos com muitos festejos juninos em toda a cidade, incluindo o tradicional Sítio Trindade, no bairro de Casa Amarela, que terá shows imperdíveis de Petrúcio Amorim, Beto Hortis e Geraldinho Lins, entre outros, e o Arraial da Rio Branco, no bairro do Recife, novidade nesse ciclo junino. Outros cinco polos descentralizados vão levar tradição aos bairros da cidade: Lagoa do Araçá, Barro, Totó, Campo Grande e Cordeiro.

Em função do feriado, repartições da administração direta e indireta do município terão funcionamento alterados já a partir da véspera do São João, nesta sexta-feira (23). Os mercados públicos e feiras livres vão funcionar normalmente na sexta e no sábado (24) terá horário reduzido, das 6h às 13h. A Ciclofaixa de Turismo e Lazer será em dobro no feriadão, no sábado e domingo. O Paço do Frevo estará aberto durante todo o fim de semana, das 10h às 17h. A véspera de São João, o dia 23, representa a celebração do dia anterior ao nascimento de João Batista, que, segundo a Bíblia, o Santo João teria nascido seis meses antes da data de nascimento de Jesus Cristo. Confira o abre e fecha dos serviços municipais no São João:

EDIFÍCIO SEDE -  Os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da Prefeitura e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionam neste feriado, retomando a normalidade na segunda-feira (26).

SAÚDE - Nesta sexta-feira (23) e sábado (24), ponto facultativo e feriado de São João, respectivamente, as vacinas contra covid-19 continuarão sendo disponibilizadas nos centros de vacinação montados em quatro shoppings da capital. São eles: Recife, em Boa Viagem; RioMar, no Pina; Tacaruna, em Santo Amaro; e Boa Vista, na área central da cidade. O horário será o mesmo do funcionamento de cada mall. A aplicação do imunizante anti covid também vai acontecer no Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, em Casa Forte, das 8h às 18h. Os demais pontos de imunização reabrem na segunda-feira (26). Toda vacinação nestes locais poderá ser realizada por demanda espontânea.

Os centros de testagem para covid-19 estarão funcionando no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; no Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela; e no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, das 8h às 17h. Os atendimentos podem ser realizados por demanda espontânea ou também por agendamento via Conecta Recife.

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado, estará com seus serviços ambulatoriais suspensos durante o feriadão, mas continuará realizando partos de risco habitual e de alto risco, ambos por meio de encaminhamento da Central de Regulação do Estado, além de emergências ginecológicas e obstétricas.

O Centro de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional voltado para as vítimas de agressões. Para a realização de partos de risco habitual, emergência obstétrica ou ginecológica e assistência à violência doméstica também estarão abertas as Maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura).

Os serviços de urgência, emergência e internação permanecem na rede municipal, com fechamento dos ambulatórios. Para a vacinação antirrábica e antitetânica, a Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, funcionará das 7h às 17h. O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados, por meio dos telefones 3355-7705 ou 3355-7712.

O serviço do Mamógrafo Móvel, previsto para atender as pacientes no dia 23 de junho, no Centro de Saúde Carneiro Leão, no bairro de Boa Viagem, estará disponível na quinta-feira (22), no mesmo local.

CULTURA - Com festa para todo lado, o Recife será todo balancê neste feriado junino. De sexta (23) a domingo (25), mais de 160 atrações espalharão as cores e ritmos do São João do Recife por toda a cidade. Além dos célebres arraiais do Sítio Trindade e da Rio Branco, onde os pés arrastam desde os últimos dias 11 e 12 de junho, a festa tomará conta também de cinco bairros neste fim de semana do padroeiro do forró: Lagoa do Araçá, Barro, Totó, Campo Grande e Cordeiro. Vai ter programação também no novo Parque das Graças.

Para conferir todas as atrações e não perder nenhuma oportunidade de arrastar pé, basta acessar o portal Conecta Recife (https://conectarecife.recife.pe.gov.br) e seguir o Instagram @saojoaodorecife, que tem festa para todo santo e para todo gosto.

Teatros e museus geridos pela Prefeitura do Recife estarão fechados neste fim de semana junino, com exceção do Paço do Frevo, que funcionará com expedientes normais. O museu funcionará das 10h às 17h, na sexta, e das 11h às 18h, no sábado e no domingo.

MULHER - Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife e o Centro Municipal Júlia Santiago, no Pina, estarão fechados nesta sexta-feira. A exceção é o Centro de Referência Clarice Lispector, localizado na rua Dr. Silva Ferreira, 122, em Santo Amaro, que funciona de domingo a domingo, 24h por dia e o Serviço Especializado Regionalizado Clarice Lispector, localizado na Avenida Recife, 3585, no bairro do IPSEP, que funciona das 7h às 19h, de segunda a domingo. 

A secretaria conta, ainda, com um disk orientação, o Liga, Mulher, que funciona de domingo a domingo, das 7h às 19h, no número 0800 281 0107. Desde 2020, o Centro de Referência também passou a oferecer um canal de acolhimento para mulheres via WhatsApp, pelo número (81) 99488-6138.

TURISMO E LAZER - A Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará em dobro, neste feriadão junino. Os ciclistas poderão curtir o sábado (24) e o domingo (25) com o percurso exclusivo, montado das 7h às 16h. O Olha! Recife também estará acontecendo, com passeios a pé e de bicicleta. Para participar, basta acessar o site www.olharecife.com.br e garantir a inscrição. Os parques da cidade estarão abertos normalmente.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS - Nesta sexta-feira (23), não funcionarão os serviços da Secretaria Executiva da Assistência Social realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP), devido ao ponto facultativo referente ao São João.

As exceções são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão. O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José; e o Naíde Teodósio, em Santo Amaro, permanecem com a oferta de refeições gratuitas para população em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar.

O Projeto Praia sem Barreiras, executado pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos, não oferecerá banho de mar assistido neste fim de semana, voltando à programação normal no dia 30 de junho. O banho de mar assistido com cadeiras anfíbias para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida acontece na Praia de Boa Viagem, na altura da Rua Bruno Veloso, no posto 7, a partir das 8h. Também não funcionarão o Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT e o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves.

COMPAZ - Todas as unidades da Rede Compaz e da Rede de Bibliotecas pela Paz estarão fechadas nos dias 23, 24, 25 e 26, e voltam a funcionar na terça-feira, 27 de junho.

HOSPITAL VETERINÁRIO DO RECIFE - Nesta sexta-feira (23), o Hospital Veterinário do Recife estará aberto para emergências e urgências, das 7h às 13h. No sábado (24) e domingo (25), o serviço continuará disponível, das 7h às 13h.

TRÂNSITO -  Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento às pessoas idosas, gestantes e com deficiência, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos na sexta-feira (23). Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078. A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na segunda-feira (26), das 8h até as 13h, por meio de agendamento prévio no site cttu.recife.pe.gov.br.

ESPORTES - As 26 unidades da Academia Recife estarão fechadas nesta sexta-feira (23). O Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), também.

AGÊNCIAS DE EMPREGO, ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES E SALA DO EMPREENDEDORISMO - A Agência de Emprego de Casa Amarela e na Sala do Empreendedor do edifício-sede da Prefeitura do Recife, que também conta com um birô de atendimento da Agência de Emprego, não vão funcionar nesta sexta-feira (23), véspera de São João. Já os espaços da Agência de Emprego e Sala do Empreendedor montados dentro dos Compaz Eduardo Campos, Dom Hélder e Ariano Suassuna retornam na terça-feira (24), junto com os demais serviços dos aparelhos.

As 17 Escolas Profissionalizantes do município também não terão funcionamento nesta sexta, com as aulas retornando normalmente na próxima segunda-feira nos três turnos.

MERCADOS E FEIRAS - Os mercados e feiras funcionarão no horário normal na sexta-feira (23), das 6h às 18h, no sábado (24) abrirão das 6h às 13h e no domingo estarão fechados.

PROCON RECIFE - O Procon Recife e seus postos de atendimento localizados nos Compaz (Ariano Suassuna, no Cordeiro; Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha;  Dom Helder, no Coque) estarão fechados na próxima sexta-feira(23), véspera de São João. O consumidor pode registrar sua reclamação ou denúncia pelo Whatsapp (81) 3355-3286 ou pelo site  procon.recife.pe.gov.br. Denúncias também podem ser feitas pelo email denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br.

PROCURADORIA DA FAZENDA MUNICIPAL - O Setor de Atendimento da Procuradoria da Fazenda Municipal (PFM), localizado no Empresarial Riomar Trade Center, no bairro do Pina, não abre na sexta-feira (23), véspera de São João, considerado ponto facultativo no município do Recife.

MEIO AMBIENTE - O Jardim Botânico do Recife (JBR) estará fechado da quinta (22) ao domingo (25) devido aos festejos juninos e para manutenção do local. O equipamento ambiental volta a funcionar a partir da terça-feira (27), das 9h às 15h, com todas as atividades gratuitas.