NOTÍCIAS

Cultura | 22.07.13 - 17h55

Mostra Audiovisual das Escolas do Recife será lançada em agosto

[caption id="attachment_36477" align="aligncenter" width="680"] Vídeos, fotografias, reportagens em áudio e charges serão produzidos pelos alunos do 5º ao 9º ano da rede municipal. (Foto:Carlos Augusto/PCR)[/caption]

O secretário de Educação do município, Valmar Corrêa, assinou edital para que as unidades de ensino se candidatem à primeira edição do evento, que terá produções dos estudantes

Vídeos, fotografias, reportagens em áudio e charges serão produzidos pelos alunos do 5º ao 9º ano da rede municipal para a 1ª Mostra Audiovisual das Escolas do Recife (MAER). O edital para que as escolas se inscrevam foi lançado na última sexta-feira (19) pelo secretário de Educação do município, Valmar Corrêa, no estande da Prefeitura do Recife na Campus Party Recife 2013. Durante quatro meses, os estudantes selecionados terão aulas com a cineasta Katia Mesel, que orientará a confecção dos trabalhos. A exposição com o resultado das oficinas acontece em dezembro deste ano.

Promover o contato direto dos estudantes com novas narrativas e tecnologias da informação e comunicação (TICs) é uma das intenções da 1ª MAER. Os dirigentes escolares interessados em garantir a participação de seus alunos têm até 31 de agosto para comunicar a adesão à mostra, por meio de ofício encaminhado à Unidade de Tecnologia na Educação e Cidadania da Secretaria de Educação do Recife.

Ineditismo e criatividade estarão entre os critérios usados para definir que peças em formato audiovisual – vídeo, foto, áudio, jingle, faixa para rádio, texto e charge – farão parte da exposição em dezembro. Depois do evento, todos os trabalhos aceitos e veiculados na 1ª MAER farão parte da videoteca e da audioteca da Unidade de Tecnologia da Secretaria de Educação, além de serem publicados no portal Educar Recife.

O secretário Valmar Corrêa ressaltou, na ocasião do lançamento do edital da mostra, que estimular o uso das TICs facilita a aprendizagem e estimula a curiosidade dos estudantes. “É, acima de tudo, um instrumento fundamental para evitar que as crianças e adolescentes queiram deixar a sala de aula, o que nos ajuda a combater a evasão escolar”, considera.

A cineasta pernambucana Katia Mesel, parceira da 1ª MAER, espera que as turmas inscritas demonstrem o mesmo entusiasmo das que participaram das oficinas de audiovisual na Campus Party, na semana passada. “Acredito que teremos muitos trabalhos legais, porque os meninos estão ávidos por aprender, e aprender a realizar material audiovisual com mais técnica e qualidade.”

Tarcylla Cibele, 11 anos, da Escola Municipal Simões Barbosa, no Ibura de Baixo, foi uma entre os videorrepórteres da Secretaria de Educação na Campus Party e conta os minutos para participar da 1ª Mostra Audiovisual das Escolas do Recife. “Na Campus Party fiz matérias em vídeo e em texto e me diverti muito. Quero ter essa oportunidade de novo e vou dividir esse conhecimento com meus colegas”, conta a estudante, do 5º ano do ensino fundamental.

A exposição final da 1ª MAER ocorrerá em dezembro de 2013, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, no bairro da Madalena.