NOTÍCIAS

Cultura | 22.07.13 - 16h40

Terceira rota da Ciclofaixa começa a funcionar no dia 28

[caption id="attachment_36455" align="aligncenter" width="680"] Roteiro tem 9,7 km de extensão, de 17 bairros, e conecta a Lagoa do Araçá ao Marco Zero. (Foto: Carlos Augusto/PCR)[/caption]

Com o sucesso e grande repercussão das duas primeiras rotas da Ciclofaixa de Turismo e Lazer, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e apoio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, começa a operar a terceira rota do programa a partir do dia 28 deste mês. Serão 9,7 km de extensão no novo percurso até o Marco Zero, tendo a Lagoa do Araçá como ponto de apoio aos ciclistas, com estação de aluguel de bicicletas do Itaú, vencedora do chamamento público para operacionalizar a Ciclofaixa.

A nova rota liga a Lagoa do Araçá ao Marco Zero, reforçando o local como ponto de convergência de toda a Ciclofaixa. Da Lagoa para o Recife Antigo, a rota faz o seguinte roteiro: rua Missionário Joel Carlson; av. Mascarenhas de Moraes; rua Júlio Verne; rua Arquiteto Luiz Nunes; rua Augusto Calheiros; rua Santos Araújo; rua Cosme Viana; av. Abdias de Carvalho; rua Paissandú; rua General Joaquim Inácio; av. Lins Petit; rua Manoel Borba; rua Imperatriz Tereza Cristina; Ponte da Boa Vista; rua Nova; rua 1º de Março; rua Caminho da Alfândega (em frente ao Paço Alfândega); av. Alfredo Lisboa (integração com a ciclofaixa atual) e Marco Zero.

Ao todo, a nova rota vai percorrer ruas e avenidas que passam por 17 bairros do Recife: Afogados, Boa Vista, Bongi, Coelhos, Derby, Ilha do Leite, Ilha do Retiro, Imbiribeira, Madalena, Mangueira, Mustardinha, Paissandú, Prado, Soledade, São José, Santo Antônio e Zumbi. Nesses bairros há uma população de 194,7 mil pessoas residentes, que serão diretamente beneficiadas.

Download do mapa

Além do lazer, a Ciclofaixa também foi planejada como passeio turístico. O ponto forte da terceira rota são as ruas do Centro comercial e histórico do Recife, bem como alguns pontos turísticos: Lagoa do Araçá, Praça Chora Menino, Hotel Central, Praça Maciel Pinheiro, Rua Imperatriz, Ponte da Boa Vista, Rua Nova, Ponte Maurício de Nassau, Estação Recife, Igreja Matriz da Boa Vista, Igreja Conceição dos Militares, Igreja de Santo Antônio e Casa da Cultura.

A terceira rota seguirá os mesmos critérios de funcionamento das duas primeiras: aos domingos e feriados já determinados, das 7h às 16h. Serão 84 monitores, sendo 42 por turno, com a supervisão de coordenadores. Em termos de sinalização, serão utilizados 2,5 mil cones e 186 placas indicativas. Para aumentar a segurança da rota, seis duplas de PMs em bike estarão a postos para realizar rondas pelo percurso. Além disso, há um posto da PM na Lagoa do Araçá. A Guarda Municipal também estará presente no percurso, com o apoio da Secretaria de Segurança Urbana, bem como o Corpo de Bombeiros, agentes da CTTU e BPTran. O local terá ainda, nos dias de funcionamento da Ciclofaixa, um posto de saúde de plantão, da Secretaria de Saúde, com equipe médica disponível para aferir a pressão arterial, peso e altura dos ciclistas. Outra tenda de saúde será instalada na Praça Chora Menino.

Além da estação de aluguel de bicicletas do Itaú, a Lagoa do Araçá também vai contar com um quiosque de assistência técnica gratuita para pequenos reparos na bicicleta, como serviço de calibragem de pneus, ajuste de freio e marcha e conserto de pneus furados. Uma van de apoio vai circular por todo o roteiro para garantir o deslocamento de pessoas que, durante o trajeto, fiquem com alguma dificuldade de locomoção ou problemas técnicos na bicicleta, levando o ciclista até algum dos pontos de apoio da rota (Lagoa do Araçá, Dona Lindu, Marco Zero ou Jaqueira). No Marco Zero, também haverá um bicicletário.

Para que os moradores do percurso da terceira rota se integrem à nova rotina dos domingos e feriados, já estão sendo distribuídos panfletos e cartazes nas casas e comércios ao longo de toda nova rota. O objetivo é informar e conscientizar a população sobre as regras de estacionamento, dias e horário de funcionamento. Vale lembrar que os cones começam a ser montados a partir das 4h da manhã, nos dias em que há Ciclofaixa, e os carros estacionados por onde o trajeto passa ficam sujeitos a reboque.

Aos usuários da Ciclofaixa, a Prefeitura do Recife vai reforçar a campanha educativa de boa convivência, segurança e respeito no trânsito, com a distribuição de cartilhas, que já terão o mapa da rota ampliado, mostrando as três rotas conectadas. Para os ciclistas, o limite de velocidade dentro da Ciclofaixa é de 20km/h, e nas ruas em que a Ciclofaixa passar, a velocidade permitida dos veículos é reduzida para 40 km/h.

A partir do dia 25 deste mês, a Prefeitura do Recife instalará equipamentos de fiscalização de velocidade em quatro vias por onde passa a Ciclofaixa nas duas primeiras rotas. Por enquanto, serão dois equipamentos em cada uma das seguintes ruas: Rui Barbosa, Cais José Estelita, Cais de Santa Rita e Antônio de Góes. Além desses, outros quatro serão instalados no percurso por onde passará a terceira rota da Ciclofaixa.

Essa nova tecnologia vai controlar a velocidade média dos veículos que passam por essas vias com a finalidade de garantir maior segurança para os ciclistas e usuários da Ciclofaixa, e também da população de uma forma geral. Desde o início do seu funcionamento, em março deste ano, a Prefeitura do Recife determinou que veículos automotores respeitem a velocidade de até 40 km/h para locais por onde passa a Ciclofaixa. Com a instalação dessa tecnologia, a fiscalização será realizada de forma ainda mais eficaz pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).

As infrações variam de acordo com a velocidade que o condutor ultrapasse o Equipamento de Fiscalização de Velocidade. Os veículos que ignorarem essa norma e ultrapassarem a velocidade determinada estarão sujeitos a serem multados por excesso de velocidade. As infrações variam entre R$ 85,13 e R$ 574,62, de acordo com a velocidade registrada, além dos pontos que serão registrados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, até o fim de agosto, será realizada a pintura no chão para reforçar a demarcação do percurso por onde passa a Ciclofaixa de Turismo e Lazer. Os espaços contarão ainda com informativos, também pintados no chão, de que o equipamento funciona exclusivamente aos domingos e feriados já determinados.

Histórico - A Ciclofaixa de Turismo e Lazer teve início no dia 24 de março, disponibilizando duas rotas para a população. O trajeto criado inicialmente liga a Zona Norte à Zona Sul do Recife, tendo como ponto de convergência o Marco Zero, no Recife Antigo. As duas rotas iniciais totalizam 25,5 km (levando em conta a ciclovia da av. Boa Viagem e a de Casa Amarela), percorrendo 19 ruas e avenidas de 11 bairros (Casa Amarela, Casa Forte, Parnamirim, Graças, Espinheiro, Santo Amaro, Recife Antigo, Bairro de São José, Cabanga, Pina e Boa Viagem).

Com a inauguração da terceira rota da Ciclofaixa de Turismo e Lazer, os ciclistas possuem agora percursos na Zona Norte, Zona Sul e Zona Oeste. No total, são, aproximadamente, 35 km. O roteiro total – demarcado por 6,5 mil cones - englobará 28 bairros do Recife. Ao todo, as três rotas possuem quatro pontos de apoio e informação e quatro estações de aluguel de bicicleta (Jaqueira, Recife Antigo, Dona Lindu e Lagoa do Araçá) e 160 monitores fardados (sendo 80 pela manhã e 80 à tarde).

CICLOFAIXA EM NÚMEROS:

 

 

Percurso

Cones

Bairros

População do trajeto

Monitores

Duas rotas

Norte: 7 km

Sul: 6,5 km

Total: 25,5 km (incluindo 7 km da ciclovia da av. Boa Viagem e 5 km de Casa Amarela)

4 mil

11

147,3 mil

90

3ª rota

9,7 km

2,5 mil

17

194,7 mil

84

TOTAL

35 km

6,5 mil

28

342 mil

174

Download do mapa

Calendário dos feriados com Ciclofaixa:

  • Sexta-feira Santa
  • 21 de abril - Tiradentes
  • 1º de maio – Dia do Trabalhador
  • 24 de junho – São João
  • 16 de julho – Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife
  • 7 de setembro – Independência do Brasil
  • 12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil
  • 2 de novembro - Finados
  • 15 de novembro – Proclamação da República
  • 8 de dezembro – Nossa Senhora da Conceição
  • 25 de dezembro – Natal