NOTÍCIAS

Planejamento Urbano | 22.07.15 - 20h49

"Pensando a Metrópole" foi o tema da segunda rodada do Recife Planeja

Cem pessoas participaram dos debates e até março do próximo ano outros oito temas serão abordados. 

Seguindo com a programação do Recife Planeja, o Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS) realizou, hoje (22), mais um ciclo de palestras e debates sobre a cidade. Aberto ao público, o evento contou com a participação de cem pessoas que se inscreveram ao longo dos últimos dias. Com o tema "Pensando a Metrópole", o Recife Planeja deste mês contou com a colaboração do arquiteto e urbanista, Jório Cruz, e do professor adjunto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco, Fabiano Diniz. Coube à secretária executiva de Planejamento Estratégico da Prefeitura do Recife, Norah Neves, e do Presidente da Agência Condepe/Fidem, Flávio Figueirêdo, fazerem a moderação do debate. 

Ligado à Secretaria de Planejamento Urbano, o ICPS é o órgão técnico da Prefeitura do Recife responsável pelos estudos e planejamento urbano da cidade. Este é o segundo encontro que o Instituo promove com o objetivo de discutir os principais temas urbanos do Recife. O presidente da instituição, João Domingos, comemora o sucesso de público e da participação social nos debates. "O público é sempre muito interessado. Foi assim na nossa primeira experiência, no mês passado, quando abordamos o tema mobilidade. As contribuições dadas estão sendo sistematizadas e incorporadas aos estudos do Plano de Mobilidade do Recife", explicou o presidente. 

Participaram do debate de hoje cem pessoas. Jório Cruz, arquiteto e urbanista, e Fabiano Diniz, professor da Universidade Federal de Pernambuco, foram os palestrantes convidados para esta rodada. Com abordagens diferentes, os palestrantes fizeram um panorama geral sobre governança da Região Metropolitana. O desafio posto pelos profissionais convidados teve como ponto central a coesão e a equidade nas decisões que se refletirão nos 14 municípios que fazem parte da RMR. 

"Com perspectivas diferentes, nossos palestrantes mostraram ao público uma visão mais detalhada sobre metrópole. Historicamente o planejamento da Região Metropolitana era feito pela Agência Condepe/Fidem e ao longo do tempo essa capacidade de planejamento foi enfraquecendo. O Recife está agora promovendo essas discussões sobre qual o modelo de governança  para o território metropolitano. A gente entende que o Recife, pela importância que tem precisa liderar esse processo em busca do melhor resultado", completou João Domingos. Até março do próximo ano outros temas serão discutidos, como habitação de interesse social, relação da cidade com o rio e cidade e memória, por exemplo