NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 22.07.15 - 17h19

Recife apoia Campanha Nacional Criança Não é de Rua

Para marcar a data, nesta quinta-feira (23), acontece uma caminhada que sai do parque 13 de Maio e encerra com um ato público em frente à Praça da Independência, no Centro do Recife


Nesta quinta-feira (23), várias capitais do país estarão mobilizadas em prol da Campanha “Criança Não é de Rua”, iniciativa que marca o Dia Nacional de Atenção à Situação de Rua de Crianças e Adolescentes. O objetivo da ação é estimular a adoção de políticas públicas específicas para o segmento. No Recife, o ato é apoiado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife, por meio da Divisão de Criança e Adolescente, da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, e da Divisão dos Centros-Pop da Secretaria Executiva de Assistência Social.

Como ocorreu em edições anteriores, o ato toma as ruas, espaço democrático de diálogo e visibilidade, na tentativa de sensibilizar a sociedade e o poder público para a discussão sobre o tema. A caminhada parte do Parque 13 de Maio, com concentração às 14h, e segue até a Praça da Independência. Nas mãos, o instrumento de protesto: papelões. Símbolo da condição de vulnerabilidade a que estão submetidas crianças em situação de rua, neles estarão escritos palavras ou frases reivindicando direitos humanos.


Chacina da Candelária e os 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

Afora o ato de apoio ao processo de elaboração de uma política nacional de Atenção à Criança e ao Adolescente em Situação de Rua, outro fator torna a escolha da data tão simbólica para o movimento, a Chacina da Candelária. A Chacina ocorreu em 23 de julho de 1993 onde oito adolescentes foram executados enquanto dormiam na Praça da Candelária, no Rio de Janeiro. Além disto, no mês de julho o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 25 anos. Segundo a SDSDH, o principal desafio para 2015 é evitar grandes retrocessos nos direitos conquistados e garantidos pela Constituição Federal de 1988, bem como o ECA, como a não redução da maioridade penal e o não aumento do tempo de internação.



Serviço

Caminhada para a Campanha Nacional "Criança Não é de Rua"
Data: 23 de Julho
Local: Concentração no Parque 13 de Maio
Horário: 14h