NOTÍCIAS

Cultura | 22.07.15 - 14h07

Uma sexta para todos os sentidos no Mamam

Programação conta com performance de Paulo Meira, gastrô de Cláudia Luna e discotecagem de Evandro Q

 

Depois de uma semana intensa de trabalho, nada melhor do que reunir os amigos para aquele happy hour. Imagina, então, se a noite contar ainda com boa música, aqueles pratos que ninguém resiste e uma performance artística com elementos tecnológicos?! Pois esta é a proposta do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – Mamam para esta sexta-feira (24). Além de poder conferir a performance de Paulo Meira, nos últimos dias da exposição Mensagens Sonoras, também será possível participar de mais uma edição da Sexta da Pesada, com o som do DJ Evandro Q e a culinária de Cláudia Luna. A iniciativa da Sociedade Amigos do MAMAM, integra o projeto Clube de Arte Moderna e conta com o apoio da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Com mostra em cartaz no Mamam desde o último mês de maio, o artista plástico Paulo Meira traz para o público, nessa reta final, a performance Ocorrência. Com a ajuda de um drone, uma mini aeronave com uma câmera acoplada, vários movimentos serão realizados e captados no primeiro piso e exibidos simultaneamente no segundo piso. Como um “objeto voador não identificado”, ele transportará sons diversos, como gravações espaciais da NASA, e iluminará o ambiente durante a performance. O espaço vai estar aberto das 12h às 22h, excepcionalmente neste dia para quem quiser conferir a mostra Mensagens Sonoras, de Paulo Meira. 

Já o projeto Sexta da Pesada, que existe desde 2014, acontece uma vez ao mês e tem o intuito de estimular as pessoas a visitar o prédio centenário que abriga o museu e, claro, conferir as exposições em cartaz. “Quando foi construído, este espaço foi o segundo clube social brasileiro, o Clube Internacional de Regatas do Recife. Já em 1920, o local passou a servir também de espaço para bailes sociais. Queremos retomar essa vocação e estimular sensações e percepções através de experiências sensoriais e de interlocução com outras linguagens artísticas”, explica a diretora do museu, Beth da Matta.

Responsável por toda esta interlocução, Beth coordenará as experiências gastronômico-estéticas ao lado da chefe de cozinha, Cláudia Luna. Dentre os possíveis pratos estão as tradicionais dobradinha, o sarapatel e o bolinho de chambaril ao molho de acerola. Pratos conhecidos do Restaurante Seu Luna, no bairro do Ipsep. Os preços encantam: tudo entre R$ 5 e R$ 20 reais. Já as experiências sonoras ficam por conta do agitador cultural conhecido da noite recifense e proprietário do bar Iraq, Evandro Q. A Sexta da Pesada começa às 16h.

Mostras até domingo – Até domingo (26), o público pode conferir as exposições “Mensagens Sonoras”, de Paulo Meira, e a Ocupação Aluísio Magalhães.

Mensagens Sonoras: é fruto de um projeto de pesquisa artística premiado no “Programa Bolsa Funarte de Estimulo a Produção Artística 2014”. Ele apresenta uma série de obras, cuja proposta conceitual, de natureza ficcional, gira em torno de uma investigação científica que busca lançar luz à conhecida lenda sobre certa comunidade de albinos instalada no Raso da Catarina e no Vale do Catimbau, no sertão nordestino. Com abordagem multimídia, constituído de variados suportes e linguagens, conta com vídeos, programa de rádio, instalação, objetos, escultura, pinturas e impresso tablóide

Ocupação Aluísio Magalhães: a mostra faz uma homenagem ao pioneirismo de Aluísio Magalhães no campo do design moderno, assim como destaca ainda o seu pensamento voltado para um desenvolvimento social e econômico mais harmonioso do país. A exposição conta com livros, quadros, criações impressas em 3D e fotografias pessoais do artista pernambucano.

 

SERVIÇO

Performance Ocorrência e Sexta da Pesada no Mamam

Quando: Sexta-feira, 24 de julho

Horário: a partir das 16h

Visitação ao museu neste dia: das 12h às 22h

Local: Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães - Mamam

Rua da Aurora, 265. Boa Vista. Recife, Pernambuco.

Informações: 3355.6870