Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 22.07.16 - 20h03

Compaz tem dia cheio de atividades esportivas e culturais

img_alt

Festival de Esporte e Lazer atraiu centenas de crianças e jovens ao equipamento do Alto Santa Terezinha (Foto: Lú Streithorst/PCR)

 

Centenas de crianças e jovens tiveram uma sexta-feira repleta de esportes, cultura e lazer. A Prefeitura do Recife realizou, durante todo o dia, o I Festival de Esporte e Lazer, no Compaz Governador Eduardo Campos, bairro do Alto Santa Terezinha. O evento foi organizado pela Secretaria de Esportes e ofereceu cerca de dez atividades diferentes, como futebol, aulão, percussão, hidroginástica, exibição de documentários, apresentações de dança, jogos populares, beisebol, skate e xadrez.

A programação ficou a cargo da equipe do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC). No campo de futebol, o torneio reuniu até equipes de outros municípios. "Viemos de Caetés, em Abreu e Lima, com 16 jogadores para participar. Eu já conhecia o Compaz e acho esse tipo de espaço muito importante", atesta Daniel Victor, capitão do time Estrela de Ouro.

Por sua vez, a equipe da Associação Cultural Esportiva Social Amigos (Acesa), do vizinho Alto José Bonifácio, aproveitou a proximidade para participar do festival. "Meu avô vem sempre ao Compaz, mas eu ainda não conhecia. O campo é ótimo. Agora vou querer vir sempre aqui", destaca Fábio Gustavo, de 12 anos. O time da Acesa estreou no festival com uma vitória de 2 x 0 sobre o Palotina, de Paulista.

Na oficina de percussão, o professor Bruno Vitor, de Dois Unidos, repassava aos jovens noções de instrumentos como timbal, agogô, alfaia e caixa. "A música educa naturalmente e é um trabalho coletivo, em que a individualidade não basta", afirmou. A coordenadora do núcleo do PELC do Alto Santa Terezinha, Sílvia Silva, explica que o Festival teve também o objetivo de estimular a integração entre os bairros próximos ao Compaz. "Convidamos times de localidades como a Campina do Barreto, Alto do Pascoal e Alto José Bonifácio. A ideia é que cada vez mais pessoas conheçam e utilizem o Compaz", afirma.