Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 22.07.22 - 13h04

Prefeitura do Recife abre novo centro de vacinação infantil contra covid-19 no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem

img_alt

Local funcionará de domingo a domingo, das 7h30 às 17h30, sem necessidade de agendamento. (Foto: Divulgação/Sesau)


Para ampliar a cobertura da vacinação infantil contra covid-19 e promover maior conforto para os recifenses, a Prefeitura do Recife inaugurou, nesta sexta-feira (22), um novo centro de vacinação voltado exclusivamente para crianças de 4 a 11 anos. O local está instalado no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, Zona Sul da cidade, e vai funcionar de domingo a domingo, das 7h30 às 17h30, sem necessidade de agendamento. 

O novo ponto se soma ao Sítio Trindade, em Casa Amarela, Zona Norte da capital, inaugurado na quarta-feira (20), que atende o público no mesmo horário e também por demanda espontânea. A Secretaria de Saúde do Recife ainda disponibiliza outras 27 salas de vacina (a lista completa está disponível neste link: https://bit.ly/3AYYQ11), instaladas em policlínicas, centros de saúde e unidades básicas tradicionais (UBTs), que funcionam por agendamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Todos os pontos estão abertos para vacinação dos meninos e meninas de 4 a 11 anos.

Segundo estimativa do MS, baseada no IBGE, a capital pernambucana tem 21.660 crianças com 4 anos. A vacina que está sendo utilizada neste público é a Coronavac/Butantan, conforme recomendação do Ministério da Saúde (MS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com a recomendação do órgão federal, o esquema vacinal das crianças é feito em duas doses, com intervalo de 28 dias, e segue a mesma dose utilizada nos adultos. É importante frisar que as crianças imunossuprimidas também devem ser vacinadas contra a covid-19 neste momento.

No ato do cadastro no Conecta Recife, é preciso anexar documento oficial da criança, comprovante de residência em nome de um dos pais ou responsável legal, documento oficial com foto que comprove filiação/responsabilidade. Os pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da vacinação e munidos de documento de identificação do adulto e da criança, além do comprovante de residência do Recife. 

Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deve ser autorizada por um termo de consentimento por escrito. Para esses casos, além do termo de autorização, a pessoa que for acompanhar a criança deve levar documento que comprove a relação de parentesco, bem como o documento da criança e o comprovante de residência .

No Recife, a vacinação infantil conta com um cartão de vacinação especial para esse público. No dia da vacinação, as crianças também ganham um Certificado de Criança Super Vacinada, uma forma de estimular a garotada na hora da aplicação da vacina. No Certificado, o MC Gotinha ostenta uma capa de super-herói e o documento traz dizeres de incentivo, em linguagem jovem e contemporânea. Como forma de incentivar o hábito da leitura, no ato da primeira dose, a criança também ganha um livro de literatura infantil, do programa de incentivo à leitura da Secretaria de Educação.