Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 22.07.22 - 16h25

Prefeitura do Recife promove ações para marcar o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha

img_alt

Ações das Secretarias de Saúde e da Mulher irão acontecer no Pátio de São Pedro e na Policlínica Lessa de Andrade. A Frei Caneca FM, rádio pública do Recife, também participa com 24h de seleção musical exclusiva com mulheres negras, latinas e caribenhas (Foto: Edson Holanda/PCR)

 

O Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, celebrado nesta segunda (25), é um símbolo de luta e resistência marcado pela união delas no combate ao racismo. Para marcar a data, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher, em parceria com as secretarias da Saúde, Cultura, Juventude e Direitos Humanas, Esporte e Recentro irá promover nesta terça-feira, 26, ações pautadas na ancestralidade e bem-estar. Dentro da programação, estão oficina de turbante, vacinação, testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), palestra, roda de conversa e shows.

Nesta segunda-feira, 25, A Frei Caneca FM, rádio pública do Recife, participa das ações em alusão à data. Serão 24h de seleção musical exclusiva com mulheres negras, latinas e caribenhas. O ouvinte curte sucessos de Lia de Itamaracá, Dona Cila do Coco, Isaar, Majur, Leci Brandão, Mariene de Castro, Dona Ivone Lara, Luedji Luna, Nubya Garcia, Omara Portuondo, Alice Coltrane, Linn da Quebrada e Rihanna. A programação da Frei Caneca FM está disponível pela 101.5 FM no Recife e região metropolitana ou pelo site de qualquer lugar do mundo pelo www.freicanecafm.org.

Abrindo a programação, na terça-feira (26), os profissionais da saúde municipal vão estar no Pátio de São Pedro, das 8h às 17h, orientando a população sobre saúde bucal e distribuindo kits de higiene. Além disso, haverá aferição de pressão arterial e glicemia, vacinação contra covid-19, gripe e sarampo, testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e distribuição de preservativo.

A programação segue com exibição do curta-metragem “As filhas do Vento” seguido de debate com Mãe Equedje Nete de Oyá, no Memorial Chico Science,  às 10h. Das 14h às 16h, acontece a Feira da Ancestralidade, no Pátio de São Pedro. Às 16h, também haverá Oficina de Turbante com Anaxé, para 25 mulheres, apresentação de capoeira de Angola Ifé, às 18h, a Terça Negra Mulher encerra a programação do dia com atrações como Gabo do Carmo, Edilza Aires, Twerk Recife e Maracatu Baque Mulher.

Já na quarta-feira (27), no auditório da Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, às 14h, haverá palestra com o tema “Ancestralidade e (re) existência das mulheres negras: Pensando o cuidado em saúde das mulheres lésbicas, bissexuais e transexuais”. Em seguida, será feita uma roda de diálogo e oficina de turbante.

“Trabalhamos atividades com foco na saúde da mulher negra e toda sua integralidade. E pensar o racismo como elemento que estrutura a sociedade, traz pra gente um cenário de morte e adoecimento, que coloca as mulheres negras, muitas vezes, em lugares de não acesso aos serviços de saúde. A gente tem um olhar interseccional para trazer atividades e dialogar com outros setores por saber que a mulher negra é diversa e que a saúde da mulher inicia com com saberes africanos e afroindígenas”, conta Rose Santos, coordenadora de Política de Saúde da População Negra.

 

Programação:

 

26/07

Local: Pátio São Pedro

08 às 17h - Orientações em saúde bucal e distribuição de kits de higiene; aferição de pressão arterial e glicemia; vacinação contra covid-19, gripe e sarampo; testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); distribuição de preservativo e aula de ritmos com a Academia da Cidade

10h - Exibição do curta-metragem “As filhas do Vento” seguido de debate com Mãe Equedje Nete de Oyá, no Memorial Chico Science;

14h às 17h – divulgação volante dos serviços de atenção e prevenção à violência contra a mulher;

14h às 21h30 – Feira da Ancestralidade: barracas de artesanato, ervas medicinais, culinária afro, dentre outras, por empreendedoras negras;

14h às 16h - Roda de Conversa Mulher negra no mercado de trabalho da cultura,, com o tema “O mercado de trabalho para profissionais negras”, com a participação de Nathê Ferreira, Briê Silva e Sophia William - no Núcleo Afro;

16h – Oficina de Turbante – com Anaxé – para 25 mulheres;

17h às 17h40 - Capoeira Angola Ifé;

18h às 21h40 – Terça Mulher Negra – shows com as seguintes atrações: Gabo do Carmo, Edilza Aires, Twerk Recife e Maracatu Baque Mulher.

 

27/07 

Local: Auditório da Policlínica Lessa de Andrade

14h às 16h - Tema: Ancestralidade e (re) existência das mulheres negras: Pensando o cuidado em saúde das mulheres LBT

14h - Acolhimento

14h30 - Roda de Diálogos com Íris Maria, Marcelo Oliveira e Anaxé

16h - Oficina de Turbante com Anaxé