Samu Recife e Secretaria de Defesa Social comemoram um ano de parceria no resgate aeromédico
Serviço já realizou cerca de 600 atendimentos médicos de urgência durante esse período
Por Tádzio Estevam
O resgate aeromédico oferecido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Recife (Samu) e pela Secretaria de Defesa Social (SDS) completou um ano de funcionamento na Capital e Região Metropolitana. A comemoração aconteceu nesta quarta-feira (22) com uma solenidade no Aeroclube de Pernambuco, localizado no bairro do Pina, zona Sul do Município. Estiveram presentes representantes das duas instituições, além de líderes religiosos e das secretarias de saúde dos municípios de Olinda e Jaboatão.
A ação conjunta entre as instituições, executada pelo Grupamento Tático Aéreo (GTA), já realizou cerca de 600 atendimentos médicos de urgência durante esse período. Para o coordenador geral do Samu Recife, Leonardo Gomes, “o serviço pré-hospitalar de urgência oferecido pelo helicóptero do Governo do Estado otimizou o nosso atendimento, uma vez que a aeronave consegue chegar rapidamente aos locais onde as vítimas precisam dar entrada e o quanto antes nas unidades de pronto atendimento evitando assim a elevação do número de óbitos na região metropolitana”, disse. De acordo com o major do Grupamento Tático Aéreo, Alisson Bandeira, a parceria eleva o propósito do trabalho que é salvar vidas. “Esta data merece ser muito comemorada. Por meio dessa parceria estamos alcançando resultados muito positivos. Contamos com uma unidade especializada capaz de oferecer atendimento de UTI para os acidentados e que é manipulada por profissionais competentes tanto do Samu quanto da SDS. Esta união entre as instituições é o que faz a diferença para a população”, complementou.
O convênio na verdade consiste num Termo de Cooperação entre as secretarias de Saúde do Recife e a de Defesa Social do Governo do Estado. Ele foi assinado em 2011 e no último dia 06 teve suas atividades renovadas por mais 12 meses. Os pilotos e auxiliares de vôo são os profissionais contratados pelo Estado. Já o staff da secretaria é formado pelos médicos e enfermeiros. Os equipamentos e insumos utilizados também são do escopo da PCR.
Outra parceria oferece o mesmo serviço desde 2007. O Samu também realiza o atendimento com outra aeronave, da Polícia Rodoviária Federal. O convênio já realizou cerca de 1,3 mil atendimentos conjuntos. Atualmente, a média mensal por helicóptero é de 30 intervenções. A tripulação em cada um é composta por piloto, operador de vôo, médico e enfermeiro.
Aeronave – O helicóptero usado na parceria é um Esquilo AS 350 B2, com autonomia de voo de três horas – o que representa 660 quilômetros de deslocamento sem pausa para reabastecer. Normalmente, ele percorre 18 quilômetros a cada cinco minutos. Equivale a dizer que, saindo do hangar na Zona Sul da Cidade, o veículo chegaria numa ocorrência hipotética em Igarassu em dez minutos. Além de no Grande Recife, o equipamento já foi enviado para atendimentos em outras cidades de Pernambuco e mesmo estados vizinhos, como Alagoas e Paraíba.
O serviço funciona das 7h às 17h, de domingo a domingo. Todos os profissionais que atuam nos convênios são qualificados e passam permanentemente por capacitações, cursos, treinamentos e simulados específicos realizados pela própria Secretaria Municipal de Saúde.