Secretária representa o Recife no Festival Itinerante de Direitos Humanos da Rede Mercocidades
A secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC), Amparo Araújo, prestigiou e representou a Prefeitura do Recife na abertura oficial do Festival Itinerante de Direitos Humanos da Rede Mercocidades, realizada no último dia 21 de agosto, em Montevidéu/Uruguai. O Festival selecionou 80 trabalhos que mostraram diferentes realidades locais sob diversas perspectivas, com ênfase nos direitos humanos – igualdade de gênero, direitos da juventude e cidadania regional.
O evento abrangeu apresentações de música, filme de curta-metragem, poesia, conto e fotografia das mais de 250 cidades que integram a Rede e representam países como Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Jovens que participaram de Oficinas promovidas pela SDHSC e três Educadores Sociais dos projetos Juventude Digital e Inserção nas Linguagens das Artes, ambos desenvolvidos pela Prefeitura do Recife, foram alguns dos pernambucanos escolhidos.
O documentário Um Tiro no Futuro, do Educador e Produtor de Vídeo, Bruno Cabús, foi selecionado na categoria curta-metragem e corresponde ao produto final de uma oficina de Produção de Vídeo para jovens, ministrada por ele por meio do projeto Inserção na Linguagem das Artes. Na mesma categoria, foi selecionado o curta Combate ao Crack na Adolescência, realizado em conjunto pela Educadora, Evelyn Manrique, e seus alunos do projeto Juventude Digital, que são: Jakeline Barroso, José Rinaldo, Josenildo Caetano, Lucas Pimentel, Nayhanne Queiroz, Vanessa Barbosa e Victor Hugo da Silva.
O fotógrafo, Sol Pulquerio, foi um dos Educadores que participou do Juventude Digital, ministrando uma oficina de fotografia para jovens no Shopping Tacaruna e teve sua obra Toda criança tem direito ao lazer selecionada na categoria Fotografia.
A obra Palafitas do Capibaribe, de Lucielí Holmos Streithorst, também foi escolhida nesta categoria e apresenta fotos da Barqueata que aconteceu no Dia Mundial da Água.
Na categoria Canção, os Curadores selecionaram a música intitulada Maldito Crack, de autoria de João Monteiro dos Santos e João Paulo Júnior, também representantes da nossa cidade.
“Esses pernambucanos são jovens das nossas comunidades e os educadores ministram as oficinas promovidas pela Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã. Eles estão sendo revelados para o mundo através de trabalhos desenvolvidos aqui, o que comprova a importância das nossas ações”, declarou a secretária da SDHSC, Amparo Araújo. Ela permanece no Uruguai, onde irá compor a mesa do Seminário O papel social das ciências: política pública e integração regional, com Ministros e secretários de Direitos Humanos de outros países. O evento acontece entre os dias 21 e 23 de agosto e também organizado pelo projeto Estado + Direitos.
Festival Itinerante de Direitos Humanos – O Festival é organizado pelo projeto Estado + Direitos, que integra a Rede Mercocidades, com a finalidade de gerar espaços de diálogo e reflexão por meio da linguagem artística, convocar os cidadãos à prática de direitos humanos e reforçar a integração regional. Para o processo de pré-seleção das expressões artísticas foi constituído um Comitê de Honra e, posteriormente, um Comitê de Curadores para a Seleção Oficial das expressões apresentadas na abertura do Festival. As cópias das expressões de todos os participantes serão incorporadas ao arquivo da Rede de Mercocidades. A mostra selecionada como resultado final será difundida em diversos suportes em todas as cidades da Rede, e deverá ser disponibilizada na página web do Projeto (www.estadomasderechos.org).