Curso online ajuda servidor municipal a cuidar do meio ambiente
Alunos aprendem desde economizar energia a destinar os resíduos para reciclagem
Trinta e cinco servidores do Recife estão participando, este mês, de curso a distância sobre como contribuir para a conservação da natureza no ambiente de trabalho.
O curso é oferecido pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smas) e Escola de Governo. Os inscritos têm acesso ao conteúdo por meio do site http://escolavirtual.recife/meioambiente/.
Três dias por semana, facilitadores ficam à disposição dos cursistas num chat da Escola Virtual. A bióloga da Smas Walkyria Prado está sempre na frente do computador, das 20h às 21h, na segunda, quarta e sexta.
“São momentos em que tiramos dúvidas, sugerimos leituras, enfim, de interação com os cursistas. Como é um curso à distância, a comunicação deve ser preferencialmente online”, escalrece Walkyia.
O curso é intitulado A3P: Conhecendo e Aplicando na Prefeitura do Recife. A3P é a sigla para Agenda Ambiental na Administração Pública, um protocolo criado pelo Ministério do Meio Ambiente para as repartições de todo o Brasil adotarem práticas sustentáveis.
Os 35 alunos são da Emprel, Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Escola de Governo e Secretaria de Educação. Já há 90 servidores na lista de espera.
O curso tem duração de um mês e está sendo realizado em agosto. É o primeiro curso. A ideia é realizar mais um este ano. E, a partir de 2015, oferecer pelo menos dois por semestre.
O conteúdo se baseia em cartilha A3P do Ministério do Meio Ambiente. Alguns dos temas das apostilas: uso racional dos recursos naturais e bens públicos, gestão de resíduos sólidos, qualidade de vida no ambiente de trabalho e licitações e compras sustentáveis.