NOTÍCIAS

Esportes | 22.08.14 - 11h37

Festival esportivo reúne 200 pessoas com deficiência na praia de Boa Viagem

Evento acontece na manhã deste sábado (23), na altura da Rua Bruno Veloso, com modalidades esportivas e atividades de lazer voltadas ao segmento

A Prefeitura do Recife realiza, neste sábado (23), das 8h às 14h, o Festival Esportivo da Pessoa com Deficiência. O evento tem o objetivo de estimular a inclusão desse segmento da sociedade na prática esportiva e acontece na Praia de Boa Viagem, na altura da Rua Bruno Veloso, no local onde já se desenvolvem as atividades do projeto Praia Sem Barreiras. Coordenado pela Secretaria de Esportes e Copa do Mundo, o Festival está inserido na programação da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência.

A participação é gratuita e aberta a toda a população. Haverá modalidades esportivas como atletismo, badminton, tênis de mesa, bocha, vôlei, basquete, futebol de areia, chute ao gol e karatê, além de atividades como pintura do rosto e jogos de damas, xadrez, dominó, totó e sinuca. O evento é coordenado pela Secretaria de Esportes e Copa do Mundo e tem a colaboração da Associação de Apoio à Pessoa Portadora de Deficiência, devendo reunir cerca de 200 participantes. As atividades contemplam as pessoas com deficiências auditiva, física, intelectual e visual, tanto no masculino quanto no feminino.

Participarão do evento paratletas de destaque, como Jenifer Martins, medalha de ouro no Parapan do México em 2011; Leonardo Amâncio, o “Gigante”, bronze no mundial de Atletismo Paralímpico de Lyon, na França, ano passado; e a bicampeã paralímpica Suely Guimarães, ouro no arremesso de disco em Barcelona-1992 e Atenas-2004 e bronze em Atlanta-1996, que hoje chefia o setor de Paradesporto da Secretaria de Esportes e Copa do Mundo do Recife. A presença deles tem o objetivo de inspirar os atletas da base, sem concorrer às medalhas e troféus.

Ações - O Festival Esportivo da Pessoa com Deficiência está inserido na política esportiva da Prefeitura do Recife, que inclui os programas Esporte e Lazer na Cidade (PELC) e Segundo Tempo (PST); um calendário de competições de participação, com os jogos Escolares, da Terceira Idade, da Pessoa com Deficiência e a Virada Esportiva; o programa Recife Bom de Bola, que soma o maior torneio de futebol de várzea do mundo a um conjunto de ações de combate à violência e descoberta de talentos. Além disso, as obras de reforma e modernização do Geraldão, com investimentos de R$ 34 milhões, transformarão o ginásio num moderna arena para shows e eventos esportivos.

Serviço
O quê: Festival Esportivo da Pessoa com Deficiência
Quando: Sábado (23), das 8h às 14h
Onde: Praia de Boa Viagem, na altura da rua Bruno Veloso, no local onde acontecem as atividades do projeto Praia Sem Barreiras