Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Cultura | 22.08.22 - 17h00

Ninar nos Terreiros leva resgate da ancestralidade aos estudantes de escolas municipais da Prefeitura do Recife

img_alt

Projeto faz parte da programação da Semana do Bebê e é realizado em parceria das Secretarias de Saúde, Educação, Cultura e Direitos Humanos (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Nesta terça-feira (23), a ancestralidade é o foco do Ninar nos Terreiros. O projeto, que faz parte da programação da 8ª Semana do Bebê, irá reunir estudantes de três escolas municipais no Terreiro Ilê Axé Obá Xangô (Terreiro de Pai Luizinho), no Alto de Santa Isabel, para um dia de resgate às origens africanas e atendimentos de saúde, a partir das 14h. O Ninar é uma iniciativa realizada em parceria com as Secretarias de Saúde, Educação, Cultura e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife. 

 

O projeto Ninar nos Terreiros promove a construção da identidade da criança, destacando a cultura da população negra por meio das histórias infantis, da oralidade e considerando as manifestações da mitologia yorubá nos livros infanto-juvenis como uma alternativa para um trabalho de introdução à cultura afrodescendente.

 

“O Ninar nos Terreiros foi criado a partir da perspectiva da Primeira Infância, foco principal da Semana do Bebê. Quando vamos pensar nessa primeira infância negra, que muitas vezes é marcada pelo racismo cotidiano, seja na escola, comunidade ou família, pouco se toca na ancestralidade, na importância de resgatar a África no nosso dia a dia. Então, esse projeto é uma ligação com a nossa identidade, trazendo nossa essência de vida”, detalha a coordenadora de Política de Atenção à Saúde da População Negra, Rose Santos.

 

Na programação, pensada para os estudantes da Escola Draomiro Chaves Aguiar, do Alto de Santa Isabel, Escola Sociólogo Gilberto Freyre, em Dois Irmãos, e Escola Mundo Esperança, no Sítio dos Pintos, e seus responsáveis, terá atividades para diferentes idades. Ao longo da tarde irá acontecer shantala para bebês; orientações sobre o aleitamento materno; contação de histórias afro-brasileiras infantis; orientações sobre Saúde Bucal; vivências com instrumentos e canto Africano e teatro de fantoches. 

 

O local para realização do Ninar, o Terreiro de Pai Luizinho, também é uma forma de transformar como a história foi contada e trazer as crianças e seus familiares para essa reconstrução, explica Rose. “Ser dentro do terreiro é uma forma de mostrar também como esses espaços fazem parte da história e mostrar as religiões de matriz africana, desmistificando o processo que foi implantado desde sempre e deixar que as crianças cresçam livremente", complementa. 

 

Serviço: 

 

Ninar nos Terreiros 

Data: 23 de agosto 

Horário: A partir das 14h 

local: Terreiro Ilê Axé Obá Xangô (Terreiro de Pai Luizinho) 

Rua Santa Isabel, 724 - Alto de Santa Isabel 

 

Programação: 

 

Shantala para bebês 

Orientações sobre aleitamento Materno 

Contação de histórias afro-brasileiras infantis

Orientações sobre Saúde Bucal 

Vivências com Instrumentos e canto Africano 

Teatro de fantoches