Prefeitura abre nova frente de trabalho nas obras do binário da Jean Emile Favre
A Prefeitura do Recife abriu uma nova frente de trabalho nas obras do binário da Jean Emile Favre, no bairro do Ipsep. Dessa vez, a Avenida Raimundo Diniz está recebendo intervenções de drenagem, embutimento da rede de telecomunicações, pavimentação, sinalização viária e requalificação das calçadas. A obra do binário teve início no final de abril deste ano e vai melhorar a ligação entre duas vias importantes da cidade, que são as avenidas Recife e Marechal Mascarenhas de Moraes. O prazo para a conclusão é de 20 meses e tem orçamento de R$ 36,3 milhões.
Cinco vias compõem o projeto do novo binário, entre elas as avenidas Jean Emile Favre e Raimundo Diniz e as ruas Rio Maranhão, Pampulha e Itacari. As intervenções começaram pela Rua Rio Maranhão, no bairro do Ipsep, e agora chegaram até a Avenida Raimundo Diniz. No sentido Ipsep, o binário terá início na Rua Itacari (continuação da Avenida General MacArthur) e seguirá pela Jean Emile Favre até a Avenida Recife. Em direção à Imbiribeira, o binário começa na Avenida Raimundo Diniz e irá pelas ruas Rio Maranhão e Pampulha, até a Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes.
A execução das obras fica a cargo da Autarquia de Urbanização do Recife (URB). “De acordo com o cronograma, as próximas vias beneficiadas serão Itacari e Jean Emile Favre. Também estão previstos os alargamentos de dois pontilhões do canal da Malária/Dancing Days para serem iniciados em setembro. Com isso, vamos melhorar o fluxo de veículos e a infraestrutura da região”, explica o presidente da URB, Luís Henrique Lira.
O PROJETO – A implantação do binário também tem como objetivo melhorar a mobilidade urbana, priorizando o transporte público. Para isso, será implantado 1,6 km de corredor exclusivo de ônibus, entre as ruas Jean Emile Favre e Pampulha. Com extensão de 3,5 km, o binário vai melhorar a ligação entre duas importantes vias arteriais principais: as avenidas Recife e Marechal Mascarenhas de Moraes, nos bairros da Imbiribeira e do Ipsep.
Além dos corredores exclusivos, as obras de infraestrutura no bairro incluem uma nova rede de drenagem para reduzir os alagamentos nas vias do local. Outra novidade é o embutimento da rede de telecomunicações, abrindo um novo ciclo na cidade, que visa diminuir a poluição visual na parte de fiação. Também haverá melhorias de urbanização e paisagismo, com plantio de 400 árvores.
Já a malha cicloviária da cidade será ampliada com uma nova ciclofaixa, que se conectará com as ciclofaixas Paris e Dom Hélder Câmara, já existentes, somando-se aos 80 km já conectados entre as zonas Sul e Oeste. No corredor de ônibus, o pavimento nos trechos das paradas será executado em placas de concreto armado, mais adequado para resistir às frenagens das rodas dos ônibus, e também serão implantados onze novos abrigos.