Secretaria-executiva de Inovação Urbana

NOTÍCIAS

Primeira Infância | 22.08.22 - 18h14

Semana do Bebê promove contação de histórias nos Espaços de Leitura e Mais Vida na Escola

img_alt

Programação inclui oficinas de cocriação e sustentabilidade, contação de histórias, fórum das crianças, brincadeiras, caminhada exploratória e intervenções lúdicas para à primeira infância. (Foto: Uenni/PCR)

 

Pensando em promover o brincar e o desenvolvimento infantil de forma divertida, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, incluiu uma série de atividades, brincadeiras e intervenções lúdicas para a primeira infância, na programação da Semana do Bebê. As ações começaram nesta segunda (22) e seguem até o dia 26 de agosto, nos bairros de Tejipió, Iputinga e Morro da Conceição, e podem ser acessadas através do site https://semanadobebe.recife.pe.gov.br/ . 

 

“As nossas intervenções urbanas possuem um olhar especial para as crianças, estamos sempre pensando na primeira infância. Tudo começa no processo de escuta ativa das crianças para concepções de desenhos urbanos, passando por oficinas educativas, até a execução de infraestrutura, mobiliários, brinquedos e pinturas lúdicas”, explica o secretário executivo de Inovação Urbana do Recife, Marcos Toscano.

 

A Escola Municipal Julio Vicente Alves de Araújo, no Morro da Conceição, foi contemplada com ações do Programa Mais Vida nos Morros, o Mais Vida na Escola. Isso quer dizer que toda metodologia do programa será replicada na escola, com oficinas de cocriação e sustentabilidade, contação de histórias, fórum das crianças, brincadeiras, caminhada exploratória e intervenções lúdicas para a primeira infância.

 

A primeira atividade, a Oficina de Cocriação, aconteceu nesta segunda (22), para entender o que as crianças sonham e desejam para a sua escola a partir do conhecimento de mundo e da sua visão sobre ele.  “A oficina é uma forma de aproximar os desejos delas para os espaços que utilizam, bem como à sua participação na transformação do meio em que vivem”, conta a arquiteta e urbanista Laís Morais. Na terça (23), às 10h e às 16h, haverá o Fórum das Crianças cuja ideia é discutir as propostas e aprovar o projeto de intervenção na escola.

 

Nos Espaços de Leitura localizados nos bairros de Tejipió e Iputinga haverá contação de histórias com participação dos alunos, em idade de primeira infância, das escolas municipais de Tejipió e São Domingo. Em Tejipió, a contação será na terça-feira (23), a partir das 10h. Em maio deste ano, foram instalados cinco Espaços de Leitura que aproximam as crianças da leitura. 

 

Combinando infância, natureza e livros, os espaços estão localizados perto de escolas públicas e em comunidades atendidas pelo Programa Mais Vida nos Morros. Uma parceria entre a Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) e a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, através do financiamento da Fundação Bernard van Leer.

 

OFICINA - A fim de estimular noções sobre sustentabilidade serão realizadas duas oficinas sobre Hábitos Sustentáveis, na quarta-feira (24), às 10h e às 16h. Na oficina de Culinária Sustentável, ministrada pela Chef Angélica Nobre, as crianças aprenderão a importância de aproveitar os alimentos na sua totalidade através da elaboração de brigadeiros que utilizam a casca da banana. “A ideia é que as crianças ajudem na execução e finalização da receita sem desperdício de modo lúdico e delicioso”, conta Angélica. Já na oficina de Produção de Mudas, ministrada pelo engenheiro agrônomo Augusto Fernandes, a escola ganhará uma pequena horta através do processo de produção de mudas onde o plantio será feito pelas próprias crianças.

 

INTERVENÇÕES - Na quinta-feira (25), a partir das 15h30, é o dia da ação “Mão na Massa”, momento de colorir as intervenções urbanas após as crianças terem pensado, planejado e votado nas melhorias dos espaços de lazer da Escola Municipal Julio Vicente de Araújo, no Morro da Conceição. E na sexta-feira (26), a partir das 15h, acontecerá a celebração do Mais Vida na Escola. Será a entrega do resultado das oficinas de cocriação, da escuta ativa e do Mão na Massa. A celebração contará com um conjunto de atividades como caminhada exploratória no entorno da escola, contação de história no Espaço de Leitura do Morro da Conceição e o brincar livre com a Liga de Super Heróis da CTTU.