Jogos da Pessoa Idosa movimentam 1,5 mil esportistas da boa idade
[caption id="attachment_38625" align="alignleft" width="680"] Geraldo: "O lazer e a prática esportiva mandam embora a depressão, a falta de disposição e trazem alegria, vontade de conviver com os outros". (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR[/caption]
A Prefeitura do Recife iniciou, neste domingo (22), um verdadeiro mutirão de cidadania voltado para a terceira idade. Atividades esportivas, de lazer e culturais serão ofertadas à população com mais de 60 anos na 6ª edição dos Jogos da Pessoa Idosa. O prefeito Geraldo Julio fez a abertura do evento, realizada no Sport Club do Recife. Em 2013, os jogos movimentarão 1,5 mil esportistas da boa idade, sempre com a meta de estimular a prática de atividades físicas e o cuidado com a saúde. Ao todo, 33 grupos de idosos das seis Regiões Político-Administrativas (RPA's) da cidade se inscreveram.
Com o tema “Estatuto do Idoso: Dez Anos de Conquista”, o mutirão conta com um cronograma de atividades que inclui aferições de pressão, testes de glicemia, atendimentos médicos; além de campeonatos em diversas modalidades, como futsal, vôlei, basquete, atletismo, handebol, hóquei, golfe, tiro ao alvo, arremesso de pelota, dominó, dama e boliche.
Geraldo Julio classificou os jogos como uma política pública capaz de melhorar a qualidade de vida da terceira idade no Recife. “A nossa população com mais de 60 anos cresce a cada ano. Por isso, os governos têm que oferecer atenção à pessoa idosa. Cada vez mais, a Prefeitura tem que ter atividades para essa população. O lazer e a prática esportiva mandam embora a depressão, a falta de disposição e trazem alegria, vontade de conviver com os outros. Por isso, vamos continuar incentivando e ampliando as oportunidades”, afirmou.
Para participar dos jogos, cada grupo teve que fazer a sua inscrição na PCR. Todas as equipes inscritas receberão um troféu. Os cinco grupos que obtiverem a maior pontuação durante o campeonato receberão, como prêmio, um passeio turístico oferecido pela Secretaria de Turismo e Lazer do Município.
No Sport, serão realizadas oficinas de customização, artesanato, circo, dança, caratê, pilates, yoga, massagem e Tai Chi Chuan, bem como aulões e atividade de alongamento. O Teatro Luiz Mendonça vai receber, no dia 3 de outubro, uma mostra artístico-cultural, com apresentações de dança, teatro, música e poesia. Na Praça do Arsenal, os idosos farão uma caminhada. O encerramento será no domingo, dia 6 de outubro, no Clube Português, com baile dançante.
O prefeito do Recife foi recebido com muito carinho pelos participantes na cerimônia de abertura dos jogos. Na ocasião, os grupos de idosos participantes fizeram um desfile. A tocha olímpica passou pelas mãos de seis idosas que estavam representando as regiões da cidade. Ao final, foi acesa a pira olímpica. “Vocês fizeram essa quadra ferver. É muito bom para nós que estamos administrando a cidade termos momentos assim. Se eu pudesse, trocaria o meu gabinete para ficar aqui todos os dias”, comentou Geraldo Julio.
[caption id="attachment_38631" align="alignleft" width="680"] Geraldo Julio foi recebido com muito carinho pelos participantes na cerimônia de abertura dos jogos. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]
Edla de Lucena, 90 anos, não conseguia conter a alegria de participar, pela primeira vez, dos jogos. “Eu vou jogar vôlei e estou muito animada. É como se a gente ganhasse a oportunidade de ser jovem novamente. Agora, não quero mais sair daqui. Espero que a Prefeitura nunca deixe de oferecer esse tipo de atividade. Tudo aqui nos faz muito bem”, comemorou a aposentada, que mora no bairro de Afogados e faz parte da equipe GAMI, da RPA 2.
Secretário de Esportes e Copa do Mundo do Recife, George Braga agradeceu a participação de todos e disse que fará questão de acompanhar as competições. “Desde a hora que cheguei, encontrei todo mundo com um sorriso lindo no rosto. Esses Jogos serão só o começo do que vamos fazer para garantir qualidade de vida para vocês. Podem esperar”, salientou.
MISSA - Pela manhã, o prefeito Geraldo Julio participou da missa de encerramento da Festa de Nossa Senhora do Bom Parto, padroeira do bairro de Campo Grande. Acompanhado pela primeira-dama, Cristina Mello, e do filho Eduardo, o gestor acompanhou toda a celebração, que foi presidida pelo Frei Joaquim na paróquia que leva o mesmo nome da Santa. Há 61 anos, os fiéis promovem o evento. As festividades começaram no último dia 13.