NOTÍCIAS

Esportes | 22.09.14 - 10h20

Caminhada da Pessoa Idosa reúne 800 pessoas no Marco Zero

[caption id="attachment_48766" align="alignleft" width="680"] Atividade fez parte dos Jogos da Pessoa Idosa, promovidos pela Prefeitura, que seguem até o próximo dia 28. (Foto: Lú Streithorst/PCR)[/caption]

Na manhã deste domingo (21), ao som de muito frevo, dona Antônia Maria, 79 anos, percorreu as ruas do Bairro do Recife na Caminhada da Pessoa Idosa. Ela e mais 800 pessoas caminharam e dançaram durante o evento, que visa a estimular a atividade física e a conscientização ambiental para a terceira idade. A iniciativa é da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes e do Geraldão, e faz parte dos Jogos da Pessoa Idosa, que acontecem até o próximo dia 28.

A caminhada começou no Marco Zero e seguiu pelas ruas Alfredo Lisboa, Mariz e Barros, do Apolo e Praça do Arsenal, ao som da Frevioca. Para as amigas Fátima Felício, 58, e Lindalva da Silva, 72, do grupo Saúde e Vida do bairro da Macaxeira, a caminhada faz bem para a saúde do corpo e da mente. "A gente se sente bem, descarrega o estresse e volta pra casa mais saudável", comentou Fátima.

Segundo a coordenadora dos Jogos, Karina Botelho, o evento é realizado com a colaboração de vários grupos de idosos da cidade, que inclusive escolhem o assunto trabalhado em cada edição. Neste ano foi eleito o tema “Jogando a Favor do Meio Ambiente”. Participaram das reuniões de organização do evento 38 grupos e associações. "A partir desta segunda (22), também teremos 16 oficinas de arte com materiais reciclados e 12 delas serão ministradas por representantes desses grupos", conta.

Jogos da Pessoa Idosa - O evento está na sétima edição e acontece até o dia 28 de setembro. A expectativa é reunir cerca de 1,5 mil participantes, promovendo atividades esportivas, oficinas, palestras, caminhada e mostra cultural. O objetivo é estimular a atividade física na terceira idade, assegurando o direito das pessoas idosas ao esporte, prevenindo doenças e melhorando sua qualidade de vida.

Nesta segunda e terça-feira (22 e 23), das 7h30 às 11h, acontecerão às oficinas, na quadra Sport Club do Recife, com atividades ligadas ao tema do evento, além de circo, karatê, dança, teatro e pilates. As competições esportivas acontecem nos dias 24, 25 e 26, sempre pela manhã, também no Sport. Competirão atletas das modalidades de arremesso de arco, estafeta (atletismo), voleibol, futsal, handebol, tiro ao alvo, basquete, hóquei, dominó, dama, entre outros. O encerramento está marcado para as 14h30 do domingo (28), no Clube Português, com baile e show da Banda Labaredas, escolhida pelos próprios idosos.